Compensa ganha nova via de escoamento

O bairro da Compensa, situado na zona Oeste de Manaus, e que no próximo sábado estará comemorando mais um ano de fundação, vem recebendo um número bastante expressivo de obras por parte do Governo do Estado, com destaque para as intervenções do PROSAMIM e da ponte sobre o rio Negro.
Além da construção de um CETI, um Centro Educacional de Tempo Integral; recuperação de várias quadras esportivas e escolas, dentre elas a “Eldah Bitton”, a “Waldomiro Lustoza”; a “Padre Pedro Gislandy” e a “Julia Bitencourt”, dentre outras, o bairro da Compensa também vem recebendo obras de requalificação ambiental e social em seus igarapés, como o Bombeamento e o Franco.
“Agora mesmo nós estamos construindo uma galeria de águas pluviais em concreto no igarapé do Santo Agostinho, em uma extensão de 120 metros, depois da realização de serviços de desassoreamento e canalização do leito deste igarapé, para evitar transbordamento e alagações no período chuvoso”, revelou o secretário Orlando Mattos Junior, da Infraestrutura.
No tocante às obras do Programa de Requalificação Social e Ambiental dos igarapés do Bombeamento e do Franco, a engenheira Waldívia Alencar, da SEINF, informou que as obras estão bem adiantadas. Segundo ela, o “Bombeamento está praticamente pronto, inclusive a lagoa – que foi desassoreada e completamente recuperada, e que será o cartão postal daquele igarapé”.
Novo viário – Além da construção da ponte sobre o rio Negro, o bairro da Compensa terá o seu sistema viário redimensionado. Esse redimensionamento se dará não apenas em função da construção da ponte, como também em razão das obras do Prosamim no igarapé do Franco.
O bairro da Compensa enfrenta dificuldade de acesso tanto para quem pretende entrar no bairro quanto para sair dele. A Avenida Brasil, por exemplo, terá uma nova pista pelo lado esquerdo, liberando o lado direito que passará a ter apenas um sentido. O novo viário, que está em construção pelo Governo do Estado, também terá uma nova ponte, de 150 metros de extensão – além das três já existentes -, interligando o bairro ao centro através da Avenida Brasil e o Boulevard Álvaro Maia.
“O governador Eduardo Braga tem o maior carinho pelo bairro da Compensa, como, aliás, por todos os demais bairros de Manaus, mas o posicionamento estratégico deste bairro – também em função da ponte, determinou o grande volume de obras que estão sendo realizadas ali”, ponderou ontem o secretário de Infraestrutura, Orlando Mattos Junior.