Construção da Ponte da Poranga entra em fase de conclusão

O Governo do Amazonas anunciou nesta quinta-feira, (03/01) por intermédio da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), que a construção da Ponte da Poranga, situada no KM 265 da Manaus-Itacoatiara, a AM-010, já se encontra em fase final de construção, devendo ser liberada possivelmente na próxima semana.

A Secretária de Estado de Infraestrutura, Waldívia Alencar, informou que a superestrutura da ponte (também chamada obra de arte) já está pronta e que a obra agora se restringe ao tratamento do solo nas duas cabeceiras, tanto pelo lado de Manaus quanto pelo de Itacoatiara.

“O Governador Omar Aziz determinou prioridade zero com todas as estradas e vicinais, por considera-las, ao lado dos nossos rios e igarapés, como o caminho natural para o escoamento das riquezas de cada município”, destacou a secretária, ao informar que a partir desta sexta-feira a empresa responsável pela obra – a Amazônidas Ltda, iniciará o processo de imprimação das cabeceiras e do leito da ponte.

Segundo ela, se não houver nenhum contratempo, ou seja, se as condições climáticas não sofrerem nenhuma alteração, a colocação do revestimento asfáltico deverá começar já na segunda-feira. “A partir da próxima segunda ou terça-feira já estaremos preparando a entrega desta obra importantíssima para a economia do município de Itacoatiara”, comemorou Waldívia Alencar.

O desvio construído na lateral da AM-010, na altura do km 265, continua sendo utilizado provisoriamente pelos motoristas que demandam em direção a Itacoatiara ou que saem dela em direção a Manaus ou outros municípios a que esta rodovia permite o acesso. A nova estrutura foi construída em substituição à antiga ponte da Poranga, que vinha apresentando problemas estruturais, comprometendo o tráfego de veículos entre a sede do município de Itacoatiara e Manaus, principalmente quando do período de cheia dos rios, quando ela ficava parcialmente submersa.

O tabuleiro da nova Ponte da Poranga tem vinte metros de extensão por dez de largura, sendo duas pistas de rolamento com 3,5m cada uma delas e dois passeios laterais para pedestres com 1,5m de largura.