Copa de 2014 – Secretaria de Estado de Infraestrutura participa de audiência pública da Copa

A Secretaria de Estado de Infraestrutura (SEINF) participou, na última segunda-feira, dia 27, de uma audiência pública realizada pelo Governo do Estado através da SEPLAN, destinada  à apresentação e discussão do projeto da Arena Multiuso que substituirá o Estádio Vivaldo Lima com vistas à Copa do Mundo de 2014.
A Dr.ª Waldívia Alencar representou a SEINF nesta audiência, que buscou ouvir a comunidade sobre o projeto, além de esclarecer duvidas com relação ao empreendimento.
Todas as secretarias envolvidas no processo, tanto do estado quanto do município se fizeram representar, além de organizações não governamentais, associações de bairro, empresários, desportistas, cronistas esportivos, advogados, radialistas e jornalistas, dentre outros, também apresentaram suas idéias e questionamentos no decorrer da audiência que se alongou até as 19h30.
            De acordo com o secretário estadual de Planejamento, Denis Minev, que presidiu a audiência, o projeto da arena combina as exigências funcionais de um evento de massa, como o da Copa do Mundo, com ambiente ecologicamente correto, obedecendo às tendências atuais, por conta do aquecimento global e da necessidade da preservação ambiental.
            Denis Minev explicou que a decisão pela demolição do Vivaldo Lima só foi tomada após a verificação de que ele não conseguiria atender a nenhuma das exigências do Caderno de Requisitos da FIFA, e que uma possível reforma, além de aumentar consideravelmente os custos envolvidos, também não conseguiria coloca-lo dentro dos padrões exigidos.
            “Na realidade esta foi a última alternativa, porque também existem outros critérios envolvidos, como acessibilidade, distâncias de centros de saúde e de hotéis, aeroportos e centros comerciais, dentre outros, que pesaram e muito na decisão”, revelou Denis Minev.
            Ele destacou ainda que as obras da arena deverão ter início impreterivelmente no primeiro trimestre do ano de 2010, sendo esta também uma exigência da FIFA.
            Na audiência realizada no auditório da SUFRAMA, além da demolição do Vivaldo Lima, outro questionamento recorrente foi o da possível desapropriação de prédios e residências situadas no entorno do estádio. Essa possibilidade foi descartada, inicialmente, porque no que diz respeito às obras da arena, não haverá a necessidade de remoção de nenhuma casa ao redor do estádio.
            Pelo menos 400 pessoas participaram da audiência.