Copa de 2014 – Tribunal de Contas do Estado visita obras da Arena

A Secretária de Estado de Infraestrutura-SEINF, Waldívia Alencar, participou na manhã desta quinta-feira, dia 15 de julho, da visita técnica feita pela Comitiva do Tribunal de Contas do Estado – TCE às obras da Arena da Amazônia.  

A visita contou com a presença de um grupo de Conselheiros e Procuradores do Tribunal de Contas do Estado – liderados pelo presidente do TCE, Conselheiro Júlio Pinheiro, além dos Secretários de Estado Júlio Silva, Marcelo Lima, Rodrigo Camelo, empresário Marcio Andrade e demais técnicos da Andrade Gutierrez e do Governo do Estado.  

A secretária Waldívia Alencar, da SEINF, juntamente com os secretários Marcelo Lima, da SEPLAN, e Julio Cesar, da SEJEL, receberam os conselheiros do TCE, prestando todas as informações solicitadas pelo TCE e aos profissionais de imprensa que se fizeram presentes à visita.  

O presidente do TCE, Conselheiro Júlio Pinheiro, agradeceu as informações prestadas e adiantou que as visitas às obras da Copa de 2014 serão rotineiras a partir de agora. Ele citou como exemplo a própria Arena Amazônica, o Monotrilho e o BRT, Bus Rapid Travel.  

Waldívia Alencar falou ainda do SICOP, o Sistema Integrado de Controle de Obras Públicas, pelo qual as obras do Governo do Estado podem ser acompanhadas por qualquer cidadão, na capital e no interior do estado.  

Este sistema, informou a secretária, ainda está em fase de implantação e de teste, mesmo assim pode ser acessado através do endereço www.sicop.am.gov.br.  

Esta ferramenta permite o acompanhamento diário do andamento das obras do estado em todos os setores – tais como educação, saúde, segurança e infraestrutura, por exemplo. O portal do SICOP dispõe ainda de ferramentas que permitem monitorar o pagamento das obras e o estágio em que elas se encontram mensal e semanalmente.  

Através do Mapa dos Municípios, também no SICOP, é possível acompanhar o andamento das obras do estado em qualquer município.  

“Nós estamos cientes das nossas responsabilidades, do calendário da Copa e da necessidade de que todas estas obras estejam prontas antes da Copa das Confederações, que antecede a Copa de 2014”, destacou Waldívia Alencar, ressaltando ainda a cristalinidade no trato da coisa pública, através da implantação do SICOP.