Duplicação da AM-070 avança nos primeiros quinze quilômetros

A obra de duplicação da rodovia estadual Manoel Urbano (AM-070), que liga Manaus aos municípios de Iranduba, Manacapuru e Novo Airão, segue avançada nos serviços de drenagem e terraplenagem do traçado da pista. Mais de 150 operários trabalham na construção em quatro frentes de obras nos primeiros quinze quilômetros de trecho da intervenção liberados para operação pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A obra, do Governo do Estado, vai duplicar 78 quilômetros da rodovia, da cabeceira da ponte Rio Negro, em Iranduba, até Manacapuru.
A determinação é aproveitar o período de verão para adiantar ao máximo o cronograma da obra prevista para ser concluída em dezembro de 2014, ressaltou a secretária estadual de Infraestrutura, Waldívia Alencar. A ordem de serviço para a obra foi assinada em março deste ano pelo governador Omar Aziz. O primeiro trecho já em obras vai da saída da ponte Rio Negro até a entrada do município de Iranduba, onde estão sendo realizados os serviços de topografia, drenagem, lançamento de tubos e a terraplenagem para nivelamento da pista antes da pavimentação.
“Quando o Iphan liberar outros trechos, abriremos mais quatro frentes de serviço. Nossa ideia é abrir quantas forem necessárias para otimizar os nossos trabalhos em função do nosso verão. O Iphan está presente e nossa equipe de arqueólogos também. Na medida em que forem encontrados sítios arqueológicos, a gente para e faz o resgate para resguardar os objetos. Esse é o procedimento. Só pode abrir trecho novo quando obtemos autorização do Iphan”, explicou. Um trecho de mais 30 quilômetros em Manacapuru aguarda análise do órgão para início dos serviços.
Em paralelo às atividades de engenharia, está sendo feito o cadastro das famílias e o processamento de algumas desapropriações de imóveis e terrenos no trecho onde as obras já começaram. Segundo a Superintendência Estadual de Habitação (Suhab), foram realizadas 15 benfeitorias como construção de cercas e muros e a desapropriação de casas. O traçado da pista foi alterado em alguns casos para livrar imóveis de grande porte, o que aumentaria o gasto com as desapropriações, cujo valor até o momento investido é da ordem de R$ 3 milhões.
“Estamos fazendo o trabalho corpo a corpo, com cada proprietário, informando sobre a obra, dizendo qual vai ser o procedimento de desapropriação e informando também que o Governo não tem interesse em prejudicar ninguém”, enfatizou Waldívia Alencar.
Com a inauguração da ponte Rio Negro, a AM-070 tornou-se estratégica para o escoamento da produção de Iranduba, Manacapuru e Novo Airão. “A proposta é estimular a economia, facilitando o escoamento da produção, e impulsionar o turismo, que aumentou bastante nessa área com a inauguração da ponte”.
A estrada Manoel Urbano terá 78 quilômetros duplicados, o que vai do trecho da cabeceira da ponte Rio Negro, em Iranduba, até Manacapuru. A obra contempla a construção de duas pistas com 7,10 m de largura, acostamento e drenagem de 2,30 m para cada lado, em uma largura total de 18,80 m, além da iluminação de toda a extensão da rodovia, a restauração com pintura, jateamento e a duplicação das pontes sobre o rio Miriti e o rio Ariaú. O empreendimento é no valor de R$ 224 milhões, com financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e contrapartida do Governo do Estado.

AGECOM