Em São Paulo de Olivença, construção da estrada Joaquim Santana entra na reta final

Obra alcançou 98% de execução e levará benefícios a comunidades rurais do município

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), está executando a obra de construção, em pavimento rígido, da estrada Joaquim Santana, que liga a comunidade Bom Sucesso à sede do município de São Paulo de Olivença (distante 985 quilômetros de Manaus).

Com investimento de R$ 5,4 milhões, o contrato contempla a realização serviços de terraplenagem com troca de solo; pavimentação rígida em concreto armado; e drenagem, com meio-fio e sarjeta, e a construção de caixas de passagem e escadas hidráulicas, que ajudam no escoamento das águas pluviais e evitam a ocorrência de erosões.

Com 3,06 quilômetros de extensão, a estrada Joaquim Santana apresenta avanço de 98% de conclusão e levará benefícios a muitas comunidades, entre elas a de Bom Sucesso, facilitando o escoamento da produção e proporcionando mais segurança na trafegabilidade.  

A produção rural nos ramais de São Paulo de Olivença é muito forte, com destaque para a bovinocultura, suinocultura, avicultura e piscicultura. Há ainda o plantio do arroz, milho, feijão, mandioca, cana-de-açúcar e banana, bem como a colheita do cupuaçu, da graviola e da melancia, que também apresentam uma grande contribuição na economia local.

Vale destacar que a aplicação de concreto armado (pavimento rígido), no lugar de pavimentação asfáltica (pavimento flexível), se dá em razão das particularidades do terreno. Cada município tem uma característica diferente no que diz respeito ao solo e isso define que tipo de pavimento é aplicado.

O secretário da Seinfra, Carlos Henrique Lima, falou sobre o impacto que as obras realizadas nas estradas e ramais do Amazonas tem na vida da população rural.

“Sabemos da importância e da transformação que estas obras de infraestrutura geram na vida de cada morador, levando mais dignidade e desenvolvimento socioeconômico às famílias. Continuaremos trabalhando para atender ainda mais municípios, de modo que os avanços sejam constantes e a população possa ser a maior beneficiada”, destacou o titular da Seinfra.

Situado na calha do Alto Solimões, São Paulo de Olivença conta com uma população de 32.967 habitantes, de acordo com dados atualizados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), referentes ao Censo realizado em 2022.

FOTOS: Divulgação/Seinfra

Contatos para a imprensa: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra): Greiciane Fernandes (98110-8996) e Eduardo Silva (98130-3990).