Empresários italianos convidam secretário de Estado de Infra-Estrutura para visitar a Itália na comitiva do Presidente Lula

O secretário de Estado de Infra-Estrutura, Orlando Mattos Junior, recebeu a visita, na tarde desta quinta-feira, em seu gabinete, do empresário Geovane Pradelli, Vice-Presidente da Cooperativa Amazônia 90, que estava acompanhado do engenheiro Júlio Célio Campos, responsáveis pela obra do Hotel de Selva Mercure, que está sendo construído no município de Novo Airão.

O empresário, que está de viagem de volta para a Itália agendada para o próximo domingo, 21, fez questão de agradecer o incentivo e o apoio que o Governo do Estado do Amazonas tem emprestado a este projeto, através da Secretaria de Infra-Estrutura (SEINF), que construiu um ramal de acesso ao hotel de três quilômetros extensão.

Segundo ele, o hotel Mercure surgiu com a pretensão de construção de apenas 30 quartos, com o objetivo de divulgar as belezas naturais da região e gerar emprego e renda no interior. Com a chegada do Grupo Acor, uma das maiores redes de hotéis do mundo, e que no Brasil tem sua sede em São Paulo , o projeto foi redimensionado e agora terá 100 apartamentos, com nível de atendimento de padrão internacional.

O que começou como uma proposta relativamente pequena chega agora a um hotel que poderá receber hóspedes de qualquer parte do mundo. O custo total da obra, segundo cálculos do Vice-Presidente da Cooperativa Amazônia 90, deverá girar em torno dos R$ 30 milhões de reais.

Ele ressaltou que as obras de construção do hotel garantem ocupação para 80 trabalhadores, quase todos eles moradores de áreas próximas de Novo Airão e de municípios vizinhos.

"Nosso objetivo é gerar pelo menos 140 empregos diretos, quando o hotel estiver em funcionamento, e outros 200 indiretos", ressaltou o empresário, dizendo ainda que empreendimento foi pensado para gerar lucro, como qualquer outro empreendimento, mas há um compromisso – desde o início do projeto-, de gerar emprego e renda no interior, oferecendo ocupação aos moradores da região e fortalecendo a economia do município.

Inauguração e convite – perguntado sobre a data de inauguração do hotel, Geovane Pradelli preferiu não marcar uma data, temendo que, a exemplo do que já havia acontecido anteriormente, essa data não venha a ser obedecida. Ele ressaltou, entretanto, que se não houver problema de caixa, dentro de seis ou sete meses no máximo ele estará sendo inaugurado.

No decorrer da conversa com o secretário de Infra-Estrutura, Orlando Mattos Junior, ele aproveitou para convidá-lo para uma visita à Itália em novembro próximo, quando – segundo informou-, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva estará fazendo uma visita ao seu País, acompanhado de governadores – incluindo o governador Eduardo Braga, e empresários.

BOX 1 Trabalho social Geovane Pradelli é o modelo de empresário que leva muito a sério a questão da responsabilidade social. Tendo residido em Manaus com sua família entre os anos de 1987 e 1992, realizou inúmeras obras assistenciais entre índios, pequenos produtores rurais e ribeirinhos, além de oferecer cursos profissionalizantes para jovens da periferia e implantar farmácias populares em áreas de invasão na capital.

Membro ativo da Fundação Amazônia 90, com sede na Itália, que possui algo em torno de dois mil sócios, entre empresários, famílias abastadas e prefeituras e instituições interessadas em promover o desenvolvimento social. Depois da realização de diversas obras desta natureza, a fundação resolveu partir para a resolução do problema, ou seja, ao invés de agir de forma paliativa, passaria a atuar na sua origem. Com esse pensamento de frear o êxodo rural em direção a Manaus, ficou resolvido que a cooperativa iria procurar alternativas para promover o desenvolvimento econômico e social diretamente no interior, para garantir a permanência do homem no interior. Para isso fazia-se necessário que houvesse algum estímulo.

Foi daí que nasceu a idéia da construção do hotel Mercure, antes com apenas 30 quartos, e que agora vai oferecer 100 leitos.

BOX 2

Mão-de-obra A questão da mão-de-obra também foi abordada durante a conversa mantida entre o empresário Geovane Pradelli e o secretário Orlando Mattos Junior, ontem, 19, na sede da SEINF. O empresário informou que paralelamente às obras, os administradores do hotel informaram que, através de acordo firmado entre a Fundação Amazônia 90, o Governo do Estado e diversas entidades, como Sebrae, SESC-SENAC, dentre outras, estão sendo oferecidos diversos cursos profissionalizantes, para que, assim que o hotel entre em funcionamento, todo o pessoal necessário esteja à disposição. Esse pessoal deverá ser, em sua grande maioria, moradores do entorno do hotel.