Encontro em Manaus vai abordar obras de monotrilhos no Brasil

A capital amazonense vivencia a expectativa de passar da condição de importadora a produtora e exportadora de matéria-prima, equipamentos e insumos para a implantação do sistema de transporte terrestre monotrilho na cidade de Manaus e em outras capitais brasileiras, além de países da América Latina.
Esse será o principal tema que constará na pauta de discussão de um grandioso evento que está sendo organizado pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra) que está sendo preparado para o mês de agosto  e que contará com a parceria da Associação Brasileira de Monotrilho (Abramon) e pela Brasell Gestão Empresarial. O local do evento será o auditório da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).
A informação foi dada pela Secretária de Estado de Infraestrutura, Waldívia Alencar que avalia o acontecimento como uma oportunidade única para estimular a cadeia produtiva local. “Teremos a oportunidade de inserir o Polo Industrial de Manaus num mercado que movimenta perto de R$ 3 bilhões na fabricação de peças tipo fibras de carbono, alumínio, motores elétricos, condutores e softwares, além da oferta de serviços”, afirmou a secretária.
A reunião de articulação ocorreu entre a Seinfra, Consórcio Monotrilho Manaus e representantes da Associação Brasileira de Monotrilho (Abramon), onde a secretária Waldívia Alencar que definiu a realização do evento em Manaus. O principal foco é apresentar o máximo de informações sobre o meio de transporte de massa, além oferecer a oportunidade de compartilhar com todos os agentes envolvidos no projeto, o esclarecimento de diversos pontos ligados quanto à instalação do sistema em Manaus.
Entre as doze sedes da Copa do Mundo de 2014, para atender as exigências da Federação Internacional de Futebol Associado (FIFA), a capital Manaus no item Mobilidade Urbana, apresentou um sistema de transporte integrado. O monotrilho surgiu para atender essa necessidade e está sob a responsabilidade do Governo do Amazonas; bem como o Bus Rapid Transit, o BRT, este será implementado pela Prefeitura Municipal de Manaus. Amos são projetos de mobilidade urbana que ficarão para o legado da população de Manaus e do Amazonas.
De acordo com a Seinfra o encontro é direcionado a todos os agentes públicos, instituições municipais, estaduais, empresariais e representantes da sociedade em geral. O evento terá ainda uma abordagem voltada ao empreendedorismo com a discussão da possibilidade de transformar Manaus em polo produtor de implementos e estimular o empresariado local em investir nessa área.