Escola de samba Sem Compromisso ganha nova sede na Zona Norte de Manaus

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra),  concluiu a construção da nova sede da Sem Compromisso, localizada na Avenida Margarita, na zona Norte de Manaus. No local, além dos ensaios técnicos para o desfile, serão desenvolvidos projetos sociais para os moradores como artesanato, esporte, música e atividades físicas para idosos.

“Com a entrega da nova sede, vamos ampliar a realização das atividades sociais, culturais, esportivas e de lazer na zona norte de Manaus tendo como parceiros o Governo do Estado do Amazonas e a Prefeitura Municipal de Manaus”, afirma Getúlio Rodrigues Lôbo, presidente da Sem Compromisso.

O Grêmio tem como objetivo ampliar os programas sociais, esportivos e culturais para atender aos moradores, principalmente do bairro Nova Cidade, onde há mais de quatro anos realizam eventos socioculturais como, por exemplo, os ensaios da bateria com jovens moradores da localidade. Esse trabalho visa formar novos músicos por meio de instrumentos de percussão. “Para participar os jovens devem comprovar sua presença em sala de aula e boas notas para fazer parte da bateria da escola de samba Sem Compromisso. Eles também podem ajudar na renda familiar quando se apresenta em eventos externos”, explica o presidente da Sem Compromisso.

Em 2015, os jovens ritmistas se apresentaram no Teatro Amazonas acompanhando a Orquestra Filarmônica e o Coral do Teatro Amazonas. “As participação no Teatro Amazonas nos trouxe satisfação de contribuir com o futuro promissor desses adolescentes”, garante Getúlio Lôbo.
A escola de samba também participa diretamente do esporte local contribuindo na distribuição de equipamentos esportivos, medalhas e troféus. A escola também visa projetos como a melhoria física e metal dos idosos, artesanato para serem utilizados no desfile da Escola e comercializados, além incentivar a Lutas Marciais para jovens e adultos.

"O Governo do Estado, por meio da Seinfra, realizou convênio, em 20, para construção, reforma e ampliação das escolas de samba de Manaus com intuito de incentivar as manifestações culturais populares", afirmou a secretária executiva da Seinfra, Karla Carriço.

O investimento da obra foi de R$ 2,9 milhões, que contemplou entre outros itens, uma quadra, quatro salas, uma loja, duas cantinas, cozinha, dois depósitos, área de espera para os artistas e ainda banheiros masculino e feminino. No mezanino está situado o palco, 12 camarotes laterais, um camarote para autoridades, dois camarins, quatro salas e banheiros masculinos e femininos.

Sobre o Grêmio Recreativo Escola de Samba Sem Compromisso

Fundada por um grupo de moradores da Rua Comendador Clementino, em Manaus,  A Escola Sem compromisso, foi chamada primeiramente de Unidos da Comendador. E 1979, os moradores decidiram fundar o Bloco “Sem Compromisso” que, em 1980, desfilou pela primeira vez na Av. Djalma Batista, com enredo: “Jurupari – O encantado da selva”, conquistando o 3º lugar no desfile dos Blocos Especiais. Motivados pela colocação, o grupo prepararam o Bloco Sem Compromisso para o desfile de 1981 com enredo: "O mundo encantado das crianças", obtendo com um desfile diferente o seu 1º Campeonato. Em 1982, ainda como Bloco, desfilou com enredo: “Paraíso Tropical”, consagrando-se Bicampeão do carnaval.  Pela conquista de dois campeonatos, a organização do carnaval de Manaus, decidiu que ele deveria ser transformado em Escola de Samba. Assim em 1983, estreou no Grupo principal de Escolas de Samba de Manaus, com o Enredo – "Hotel Cassina – Apoteose Boêmia", conquistando o 3º lugar.

Sobre a Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra)

Criada desde 2003, a secretaria formula políticas públicas de infraestrutura em áreas prioritárias como de transportes, energia, telecomunicações, saneamento básico e urbanização. Também busca viabilizar programas e projetos de infraestrutura com vistas ao desenvolvimento sustentável do Estado do Amazonas, bem como investir na abertura e conservação da malha de ramais, vicinais e estradas essenciais à circulação da população e escoamento da produção. A Seinfra atua também no controle do setor estadual de portos e navegação e no acompanhamento, fiscalização e recebimentos de obras e serviços de engenharia de interesse da Administração Direta.