Estradas construídas pelo Governo do Estado interligam municípios da Calha do Médio Amazonas

             O Governo do Estado do Amazonas continua atuando em ritmo acelerado na Calha do Médio Amazonas, com a realização de obras de infraestrutura nas sedes e na zona rural dos municípios de Silves, Itapiranga e Urucurituba.

            “Esta é uma determinação direta do governador Omar Aziz”, destacou a secretária de Estado de Infraestrutura, Waldívia Alencar.

            Além da construção da AM-363, a Estrada da Várzea, que faz a interligação destes municípios com a capital Manaus, através da AM-010 – a Manaus-Itacoatiara, o estado também está construindo um porto em Itapiranga.

A Estrada da Várzea, cuja última etapa foi inaugurada no começo deste ano, beneficia, além de Silves e Itapiranga, todos os demais municípios do Médio Amazonas, como São Sebastião do Uatumã e Urucará. Ela permite a comunicação entre eles e o escoamento da produção rural – incentivada pelo Governo do Estado por meio do programa Zona Franca Verde, através da integração dos modais rodoviário e fluvial.

Ainda na área de Silves, Itapiranga e Itacoatiara, a Secretaria de Estado de Infraestrutura – SEINF coordena ações destinadas a garantir a perenidade do tráfego de veículos, principalmente de carga, nas rodovias AM-363, AM-010 e AM-330.

Estas ações incluem obras e serviços de recuperação e manutenção de diversos trechos nestas vias, tão importantes na interligação entre estes municípios e a capital, Manaus, principal centro consumidor.

Em Urucurituba, o Governo do Estado promove a recuperação da orla do município, com investimentos da ordem de R$ 3,7 milhões e previsão de inauguração para julho próximo.

Estas obras fazem parte de um pacote maior, cujo objetivo é o de promover o desenvolvimento econômico e a interligação entre estes municípios e a Região Metropolitana de Manaus, que inclui também Itacoatiara, um dos municípios beneficiados com as ações realizadas no Médio Amazonas.