Governador Amazonino Mendes assina ordem de serviço para início de obras de recuperação do sistema viário de Manicoré

O governador do Amazonas, Amazonino Mendes, desembarcou em Manicoré (a 461 quilômetros de Manaus), na manhã desta quinta-feira (14/06), onde destacou pacote de obras de quase R$ 30 milhões do estado no município. Durante a visita, o governador também assinou a ordem de serviço para início das obras de recuperação do sistema viário da sede municipal, com investimento da ordem de R$ 10,1 milhões.

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), mantém em andamento obras de melhoria do sistema viário da Comunidade de Santo Antônio do Matupi, com investimento de R$ 13,7 milhões. Ainda nesta comunidade, o Governo investe na construção de um Serviço de Pronto Atendimento (SPA) e uma Maternidade, com recursos da ordem de R$ 5,7 milhões.

“Já estou pela segunda vez em Manicoré depois que eu assumi o cargo, dessa feita realizando um sonho aqui da cidade que é a pavimentação de inúmeras ruas daqui que estão carentes, que há muito estavam pendentes esperando essa atividade”, afirmou o governador, que fez questão de visitar o início das obras na rua Quintino Bocaiuva, bairro Santa Luzia.

“Precisamos dizer que Manicoré está sendo contemplada na região do Matupi, onde estamos fazendo a pavimentação, além da conclusão do hospital. Enfim, são quase R$ 30 milhões que o governo está honrando o município de Manicoré com muita alegria”, completou Amazonino Mendes.

O secretário da Seinfra, Oswaldo Said, explicou  que o Governo do Estado retoma obras abandonadas há anos por governos anteriores, em Manicoré, como a conclusão do Centro do Convivência da Família da cidade, obra de 2013 orçada em R$ 3,12 milhões.

“Nós estamos resgatando obras paradas desde 2013, em Matupi, desde 2014, em Manicoré. Muita gente nos questiona que isso é obrigação do governo fazer, realmente é. O Governo Amazonino Mendes tem essa obrigação e tem gestão para fazer o que os outros gestores não fizeram”, afirmou o secretário.

O prefeito de Manicoré, Manuel Sebastião Pimentel Medeiros, lembrou do progresso percebido na cidade no atual governo de Amazonino Mendes. “Passamos por várias dificuldades nos nossos 18 meses iniciais de governo. Nos dois governos anteriores, passamos 11 meses sem receber repasse do Executivo Estadual para o nosso hospital. Hoje, podemos falar de progresso e obras para o nosso município”, destacou o prefeito.

Outros anúncios – Durante sua passagem por Manicoré, o governador participou da solenidade de assinatura da ordem de serviço das obras do sistema viário da cidade, no Centro Juvenil, além de conceder uma entrevista para a Rádio Rio Madeira AM.

O governador Amazonino Mendes aproveitou a oportunidade para anunciar outros benefícios aos moradores do município, como a aquisição de R$ 500 mil em remédios para o hospital de Manicoré, além do envio de duas ambulâncias, uma para o hospital da sede e outra para Matupi.

O chefe do Executivo Estadual também informou que irá assinar convênio com o Dnit para retomar as obras de pavimentação da AM-364, estrada de 84 quilômetros que liga Manicoré a BR-319. Trata-se de um importante ponto de escoamento do município e um pleito antigo da população.

O governador também anunciou que vai aumentar em 50% o repasse do subsídio para os seringueiros da região. “Ficaram quase três anos sem receber. Ano passado quando assumi, nós pagamos 2016, que não tinham pago. Esse ano vou pagar tudo direitinho e vou aumentar, porque governador é para os humildes e não para os poderosos”, afirmou Amazonino Mendes.

O prefeito de Manicoré também destacou o repasse do Governo do Estado de R$ 1,5 milhão para o município para resolver problemas relacionados à falta de água em várias regiões da cidade.

“Eu nunca recebi tantos pedidos em toda a minha vida, nunca fui tão procurado em todos os meus governos, porque está tudo por fazer, porque deixaram de fazer, deixaram de cumprir as obrigações mínimas. O interior está todo esburacado, abandonado, setor de saúde, educação, sistema viário. A nossa volta ao governo deve ter trazido esperança para toda essa gente. Com a graça de Deus, hoje, a gente está fazendo obras em todos os municípios do estado”, discursou o governador.

Setor primário – Durante entrevista na Rádio Rio Madeira AM, acompanhado do titular da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), José Aparecido, o governador também anunciou o envio, no mês de julho, de equipamentos para os produtores rurais do município.

“Os antigos se lembram que, quando eu era governador, eu distribui implementos agrícolas, ajudava essa gente esquecida, aguerrida. É com alegria enorme que eu digo que voltou aquele tempo. Eu vou poder fazer e estou fazendo”, garantiu o governador.

Os produtores de Manicoré irão receber 450 motores estacionários a gasolina, 100 kits para os pescadores, 120 roçadeiras, três grupos geradores, dois micro-tratores, além de 200 kits ferramentas e 300 motores rabetas.

Obra festejada – O início das obras de recuperação do sistema viário da sede do município foi festejada pelos moradores de Manicoré. Com um comércio na rua Quintino Bocaiuva, Leandro Vasconcelos acompanhava atento o trabalho de terraplanagem da rua. “A situação estava critica aqui na rua, parecia um ramal de tão ruim. Eu nem tirava mais o carro da garagem para não encher de poeira. As pessoas não circulavam mais por aqui. Espero que com esse serviço possamos recuperar o movimento do comércio”, disse Leonardo.

A dona de casa Keise Neth, moradora da mesma rua, também demonstrou alegria com a movimentação das máquinas em frente a sua casa. “Nunca tinham feito uma obra dessa aqui. Estava uma buraqueira danada, nem os alunos tinham condições de ir para a aula, na época das chuvas. Agora vai melhorar bastante, com certeza”, comemorou Keise.

FOTOS: AGUILAR ABECASSIS/SECOM