Governo do Amazonas amplia sistema de abastecimento de água de Nova Olinda do Norte

Mais de 420 novas ligações serão implantadas no município

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), está executando a obra de revitalização e ampliação do sistema de abastecimento de água da sede do município de Nova Olinda do Norte (distante 135 quilômetros de Manaus).

Com investimento de R$ 19,41 milhões e 18,38% de avanço, a obra contempla a construção e instalação de uma balsa para abrigar a estação de captação de água bruta, com dimensão de 7,20 metros de comprimento por 7,20 metros de largura; uma estação de tratamento de água com capacidade para tratar até 300 m³ de água por hora; e um reservatório central apoiado, com capacidade de armazenamento de 756 mil litros de água.

Os serviços incluem ainda a instalação de duas adutoras, sendo uma de água bruta, com 329,85 metros, e outra de água tratada, com 3.318,73 metros; construção de uma casa de química e um laboratório de controle de qualidade; construção de três reservatórios de água, com capacidade de 288 m³; ampliação da rede de distribuição, que contará com mais 421 novas ligações domiciliares, que receberão cavaletes e hidrômetros; e mais 150 reservatórios com capacidade para mil litros, em suporte de concreto.

A nova rede de abastecimento, que conta com 20.525,84 metros, beneficiará todo o município. Entre os bairros contemplados no projeto estão Chicolândia, Sarapolândia, Aerolândia, Santa Luzia, Maria Pimenta, Centro, Vale do Sol, Marcos Araújo, Santo Antônio, Santa Maria, Nossa Senhora de Fátima, Santa Maria, Nova Floresta e bairro da UEA.

Para o secretário da Seinfra, Carlos Henrique Lima, obras como esta garantem saúde e bem-estar para toda a população. “A ampliação da rede de abastecimento de água de Nova Olinda do Norte é muito importante, visto que atenderá todo o município. Com isso, as famílias poderão contar com água tratada e de qualidade nas suas casas, o que contribui com o bem-estar e qualidade de vida da população”, explicou.

Situado na calha do rio Madeira, o município de Nova Olinda do Norte conta com uma população de 27.062 habitantes, de acordo com dados atualizados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), referentes ao Censo de 2022.

FOTOS: Divulgação/Seinfra

Contatos para a imprensa: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra): Greiciane Fernandes (98110-8996).