Governo do Amazonas avança com a obra de pavimentação do ramal da Cooperativa, na zona rural de Manaus

Obra contempla serviços em 33,43 quilômetros de extensão

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), avançou com as obras de ampliação e pavimentação do ramal da Cooperativa, localizado no KM 14 do ramal do Pau Rosa, com acesso pelo KM 21 da BR-174, na zona rural de Manaus.    

Com investimento de R$ 77,3 milhões, a obra alcançou 13% de avanço físico e a geração de 1.075 empregos diretos e indiretos. A obra contempla serviços de terraplenagem, drenagem superficial e profunda, pavimentação e sinalização, ao longo dos 33,43 quilômetros de extensão do ramal.

Nesta etapa, os trabalhos estão concentrados nos primeiros 20 quilômetros do ramal, com a realização de serviços de topografia, corte e aterro, escavação e regularização de subleito, compactação para alargamento da caixa viária e drenagem profunda.

Com a obra, a pista do ramal passará a ter sete metros de largura, com acostamento de um metro para cada lado e pavimento com espessura de cinco centímetros em concreto asfáltico.

Desenvolvimento – O ramal da Cooperativa é de grande importância econômica para seus moradores e para a capital. Além dos produtores rurais que residem ao longo de sua extensão, ele possui outros 22 sub-ramais, totalizando 450 famílias. A parte final do ramal está localizada no rio Tarumã, na comunidade de Nossa Senhora de Fátima.

A principal atividade econômica dos moradores locais consiste na agricultura e na criação de galinhas poedeiras e de corte, em granjas situadas ao longo do ramal.

Benefícios – De acordo com o secretário da Seinfra, Carlos Henrique Lima, a obra irá levar desenvolvimento aos moradores do ramal da Cooperativa, além de resolver problemas que dificultavam o tráfego na via e o escoamento da produção.

“Nossa missão é levar melhorias à população, proporcionando condições para que as famílias possam ter qualidade de vida e garantam um ir e vir com dignidade, por meio das obras de infraestrutura. Nossas obras são sinônimo de mudança positiva e buscaremos sempre levar a melhor infraestrutura à população”, destacou o secretário.

 FOTOS: Divulgação/Seinfra

Contatos para a imprensa: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra): Greiciane Fernandes (98110-8996).