Governo do Amazonas avança com construção de sistema de abastecimento de água em Itacoatiara

Poços artesianos atenderão três comunidades rurais do município

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), avançou com as obras de construção e instalação de um sistema simplificado de abastecimento de água nas comunidades rurais de São José do Amatari, Santa Rosa de Lima e São Pedro de Iracema, todas situadas na zona rural de Itacoatiara, município distante 176 quilômetros de Manaus.

A obra, que apresenta 47% de avanço, conta com um investimento de R$ 2,4 milhões e contempla a perfuração de três poços artesianos, um para cada comunidade, com profundidade de 155 metros; implantação de rede de distribuição; instalação de bombas; reservatórios elevados com capacidade para 20 mil litros cada; chafariz com pontos de distribuição para atender a população; depósito de materiais; e cerca de proteção em alvenaria. 

O poço da comunidade Santa Rosa de Lima já foi concluído e nesta etapa, estão sendo realizados serviços de acabamentos, cuja água será fornecida à população por meio de um chafariz com cinco torneiras, atendendo as 160 famílias.

O poço artesiano da comunidade São José do Amatari também está pronto e com serviços focados na infraestrutura e na implantação de 3.375 metros de rede de distribuição e chafariz com cinco torneiras, que atenderá 130 residências. 

Já o poço da comunidade de São Pedro de Iracema ainda está na fase inicial da obra, com serviços de perfuração sendo iniciados. Serão implantados 1.020,28 metros de redes de distribuição e chafariz com cinco torneiras para atender a comunidade que possui 119 residências.

Para o secretário Carlos Henrique Lima, da Seinfra, levar água de qualidade para a população é levar dignidade e saúde para os amazonenses. “O governador Wilson Lima tem uma preocupação com a população da zona rural e determinou a ampliação de sistemas de abastecimento de água nos municípios. Nós não estamos apenas construindo poços artesianos no interior, estamos levando saúde e bem-estar para as famílias, além de contribuir com a diminuição de doenças de veiculação hídrica, resultantes do consumo de água de má qualidade”, ressaltou.

Benefícios – Além das comunidades rurais de São José do Amatari, Santa Rosa de Lima e São Pedro de Iracema, que estão com obras em andamento, o Governo do Amazonas, por meio da Seinfra, também beneficiou as comunidades Itaubal e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Vila Batista), localizadas no rio Arari, zona rural de Itacoatiara, com obras de sistema simplificado de abastecimento de água, estando estas obras já concluídas. 

Fotos: Divulgação/Seinfra

Contatos para a imprensa: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra): Greiciane Fernandes (98110-8996).