Governo do Amazonas conclui implantação de painéis solares em comunidades rurais de Ipixuna

Geração de energia solar de baixo custo vai beneficiar comunidades isoladas

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), concluiu a aquisição e implantação de painéis solares na comunidade Torrões, situada na zona rural do município de Ipixuna, distante 1.367 quilômetros de Manaus. O investimento teve origem através de uma emenda parlamentar de autoria do ex-deputado estadual, Belarmino Lins.

Com investimento no valor de R$ 208 mil, o projeto, que é fruto de um convênio firmado entre o Governo do Estado e a prefeitura de Ipixuna, permitiu levar energia solar residencial para 20 famílias na comunidade Torrões, distante 80 quilômetros da sede do município, que não tinham acesso à rede de fornecimento de energia elétrica.

Cada kit de energia solar implantado na comunidade é composto por um sistema Off Grid, com duas baterias, painel solar de 400 Watts, terminais lâmpada/tomada e um inversor controlador de corrente, desenvolvido para atender às necessidades de geração de energia elétrica, a partir da luz solar, em locais isolados e remotos, sem acesso à rede de fornecimento.

Além disso, o kit é dimensionado para suportar um consumo da carga de até três dias, sem a presença do sol.

Para o secretário da Seinfra, Carlos Henrique Lima, mais do que infraestrutura, a obra é sinônimo de qualidade de vida aos moradores da comunidade Torrões. “Tenho certeza que essa é uma das entregas mais gratificantes que faremos, porque levará dignidade e benefícios para muitas famílias da comunidade Torrões. Não são apenas obras, é a infraestrutura ajudando a melhorar a vida da população amazonense cada dia mais”, ressaltou.

Distribuição – De acordo com os responsáveis pela fiscalização do processo de aquisição e implantação dos painéis solares, Lessiane Pereira e Fernando Aragão, dos 20 kits de painéis solares, quatro foram instalados na entrada da comunidade e outros 16 no interior, distante cerca de sete quilômetros da margem do rio Juruá.

“Em alguns casos, nós tivemos que viajar cerca de quatro horas de barco e depois caminhar outras quatro horas no meio da mata densa para chegar até os locais onde os painéis foram instalados”, lembrou Lessiane que, mesmo com todas as adversidades, falou sobre o quão gratificante foi ter a oportunidade de ver a alegria estampada no rosto dos moradores locais, que antes viviam completamente isolados.

FOTOS: Divulgação / Seinfra

Mais informações: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra): Greiciane Fernandes (98110-8996).