Governo do Amazonas dá sequência à segunda etapa de pavimentação da Torquato Tapajós

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Desde o início do ano, a SRMM também vem realizando a recuperação de estradas e vicinais no Distrito do Cacau-Pirêra, na AM-070 (Manoel Urbano), AM-010 (Manaus-Itacoatiara) e AM-352 (Estrada de Novo Airão).

 

 

 

AGECOM

 


 

Conforme o plano de trabalho da SRMM para 2013, serão investidos mais de R$ 100 milhões em obras de recuperação de ruas e vicinais, conservação de bueiros, limpeza de igarapés. O investimento contempla ações nos municípios de Iranduba, Rio Preto da Eva e Presidente Figueiredo, além de atendem também a capital. “Nas demais áreas da cidade, nós temos um plano de revitalização de avenidas, que, além de contemplar a Torquato Tapajós, inclui avenidas como André Araújo, Japurá, Leonardo Malcher e Tarumã, e algumas ruas do bairro Japiim, onde há grande trafegabilidade de ônibus”, detalhou Borges.

O objetivo da obra, segundo explicou o engenheiro, é garantir boas condições de tráfego para os próximos cinco anos. Além da reciclagem, será aplicada a técnica de fresagem. “Nos trechos mais críticos, é necessário executar a fresagem do solo, que consiste em fazer ranhuras antes de aplicar a camada asfáltica”, disse.

Conforme o engenheiro e coordenador da Unidade de Gestão Metropolitana, vinculada à SRMM, Luiz Borges, as intervenções são sempre executadas à noite para evitar transtornos com o trânsito. A chegada do verão também deve contribuir na execução das obras em dois meses. “Sem chuva e com o trânsito tranquilo fica mais fácil realizar, por exemplo, a reciclagem do solo que é o procedimento em que retiramos a camada asfáltica danificada em até 20cm, misturamos com material novo, depois reaplicamos no solo”, explicou o engenheiro.

O trabalho utiliza três técnicas: tapa-buraco, fresagem (remoção controlada de uma ou mais camadas de pavimento para retirar ondulações da pista) e reciclagem da camada asfáltica degradada, além da recuperação de meio-fio e sarjeta. A expectativa é que a recuperação desse lado da Torquato Tapajós seja concluída em 60 dias. A primeira etapa (sentido bairro-centro), equivalente a nove quilômetros de estrada, foi concluída no ultimo fim de semana (dias 10 e 11 de agosto), da entrada do aeroporto até a barreira. No total, serão aplicados 180 mil metros de asfalto.

A Secretaria da Região Metropolitana de Manaus (SRMM), órgão do Governo do Amazonas, avança na segunda etapa de recuperação do asfalto da avenida Torquato Tapajós, a partir da entrada do aeroporto Eduardo Gomes até a barreira da Polícia Militar (saída da AM-010), no sentido centro-bairro.