Governo do Amazonas inaugura mais um Distrito Integrado de Polícia

O Governador Omar Aziz prepara a inauguração do prédio de mais um DIP. Dessa vez será o 28º Distrito Integrado de Polícia – o 28º DIP, que passa a integrar a estrutura de apoio ao Programam Ronda no Bairro, lançado em fevereiro de 2012, com excelentes resultados na capital e no interior.
Com área construída de 924,79 m² em um terreno com 11.877,47 m² e investimentos da ordem de R$ 2,7 milhões, o novo DIP abriga em sua estrutura a 28ª Delegacia de Polícia e a 28ª CICOM, e está situado na confluência das ruas Getúlio Vargas e 13 de Maio com a Praça Tancredo Neves, no bairro da Colônia Santo Antônio, zona Leste de Manaus.
O 28º DIP terá seu atendimento focado na área contida nos bairros da Colônia Antônio Aleixo, Puraquequara e comunidades adjacentes. Anteriormente sob a responsabilidade do 4º DIP essa é uma área que apresenta os menores índices de criminalidade da cidade.
O novo prédio tem uma composição totalmente acessível, oferecendo comodidade à população que busca auxílio junto ao sistema de segurança pública. Com dois pavimentos distintos, com o térreo para a 28ª Delegacia e o 1º andar ocupado pela 28ª CICOM, o prédio é totalmente climatizado dispondo de todas as acomodações exigidas pelos profissionais para o exercício de suas funções e para o atendimento da população.
Cada andar dispõe de atendimento e recepção, salas para os delegados, comandantes e subcomandantes, cartórios, auditórios, conselho comunitário, sala de reconhecimento, vestiários e banheiros masculinos e femininos, refeitório, depósito de armas, recepção de presos, sala de identificação, celas e área de circulação, dentre outras.
O quesito acessibilidade é nota mil, com a disposição de um elevador exclusivo para atender pessoas com dificuldade de locomoção.
“O prédio está pronto para entrar em operação imediatamente”, informou a Secretária de Estado de Infraestrutura, Waldívia Alencar. Ela ressaltou que a obra está sendo entregue pela empresa responsável pela obra, a Elétron Engenharia, com todos os móveis e utensílios necessários para o seu pleno funcionamento.
A 28ª Delegacia de Polícia trabalha com 22 profissionais, entre delegados, escrivães, investigadores e pessoal administrativo, segundo informou o Delegado Marcos Paulo Graciano; enquanto a 28ª CICOM tem um efetivo de 69 servidores, de acordo com informação prestada pelo seu comandante, Major Rebelo.
Trabalho social e preventivo – a estrutura policial à disposição do 28º DIP está preparada para atender a demanda local com o policiamento preventivo, ostensivo e investigativo, dentro da nova filosofia de trabalho preconizada pelo Programa Ronda no Bairro, instituído pelo governador Omar Aziz.
Paralelamente a isso, também realiza um amplo trabalho social e preventivo com ações como o Formando Cidadão, que trabalha com 100 alunos da rede pública nos turnos matutino e vespertino, oferecendo diversas atividades educativas e esportivas.
O Formando Cidadão oferece cursos de português, inglês e espanhol. Na área esportiva, além do futebol e do vôlei, também está disponível cursos de judô, jiu-jitsu e capoeira. Todos os jovens inscritos neste programa recebem café da manhã e almoço.
A 28ª CICOM também vai oferecer o oferecer o PROERD, programa já consagrado de prevenção às drogas, que abrangerá inicialmente quatro escolas.
A Policia Civil, em parceria com a Secretaria de Estado de Ação Social – SEAS oferece o Programa “Ame a Vida”, que realiza palestras com temas sociais como trabalho infantil, abuso sexual de crianças e de adolescentes, violência doméstica, etc. Nessa mesma temática, o “Delegado Legal” realiza palestras com orientação sobre cidadania e direitos humanos.
Outro programa da Polícia Civil, o Pró-Vida, segue a mesma linha do PROERD, com palestras e ações preventivas para orientar os jovens quanto ao risco do consumo de entorpecentes, ressaltando a dignidade humana e o respeito à vida.
O Ronda no Bairro tem uma filosofia diferente de trabalhar, com maior proximidade com a população em todos os aspectos, inclusive na relação direta com a população com os moradores diretamente afetados pelo seu trabalho.
De acordo com o Delegado Marcos Paulo Graciano e o Major Rebelo, titulares da estrutura policial montada no local, o 28º DIP realiza um trabalho completo, oferecendo desde o policiamento ostensivo e investigação, que tem rendido índices extraordinários na sua área de atuação, até o trabalho social e educativo junto à comunidade, principalmente com os jovens.

ASCOM/SEINFRA