Governo do Amazonas investe em infraestrutura na capital e interior

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), realizou na quarta-feira, dia 23 de novembro, a liberação da parte superior do acesso à Cidade Nova pela Avenida Timbiras, o que determinou o retorno à normalidade do tráfego de veículos naquela região. Na parte de baixo estão sendo construídas as cortinas da passagem de nível. Essa construção faz parte do trecho 2, que terá 1,2 km de extensão, e está situado entre a Avenida Timbiras e a Noel Nutels, passando pela lateral do Parque Estadual Sumaúma, na Cidade Nova I. A outra trincheira será construída na Avenida Noel Nutels, sob o Terminal de ônibus da Cidade Nova I, o T3. A Seinfra está com a construção da Avenida das Flores em andamento com várias frentes de trabalho. Segundo dados da Seinfra, a Avenida já possui dois trechos em pleno funcionamento, a conhecida Avenida das Torres com 6,2 km, considerado o trecho 1 e que recebeu a denominação de Avenida Governador José Lindoso; e 6,5 km do trecho 4 da Avenida das Flores. Em junho de 2016 foram liberados os primeiros 6,5 km do trecho 4 da Avenida das Flores, localizado entre a Rua 7 de maio, zona Norte, até a AM-010. Esse trecho beneficia diretamente os moradores dos bairros da Cidade Nova, Nova Cidade, Santa Etelvina, João Paulo, Conjunto Viver Melhor e conjuntos Cidadão V, VII e XII. “A entrega dos seis primeiros quilômetros do trecho 4 da Avenida das Flores proporciona o surgimento de mais uma via expressa na malha viária de Manaus, distribuindo melhor o tráfego e aumentando as opções de trânsito para os motoristas”, avalia o engenheiro Jerocílio Simões, responsável pelo Departamento de Obras da Capital. Segundo ele, esse novo trecho traz mais economia de tempo e dinheiro, reduzindo as distâncias e o consumo de combustível para os carros de passeio e para o transporte coletivo, que passará a ter um corredor exclusivo interligando pelo menos três zonas da cidade: a Norte, a Leste e a Centro-Sul. Para a conclusão da obra do trecho 4, que liga a Avenida 7 de Maio até a Avenida Margarita, está sendo feito o trabalho de drenagem, reforço do subleito, sub-base, base e asfalto, bem como a execução da trincheira que dará acesso pela Avenida Margarita. O trecho 3, localizado entre a Rua Fênix, na Cidade Nova I, até o Igarapé do Passarinho, no Monte das Oliveiras, Conjunto Nova Cidade está em fase de terraplanagem. Quando concluído terá 1,7 km de extensão. Com investimento de R$ 244,4 milhões, a Avenida das Flores possuirá 11,1 km de extensão mais os 6,2 km da Avenida das Torres (considerada como o trecho 1), será o maior corredor de ônibus de Manaus. A Avenida das Torres abrange os bairros do Coroado, Aleixo e Cidade Nova I. A Avenida das Flores terá o mesmo desenho da Avenida das Torres, ou seja, duas mãos de fluxo com um canteiro central e três faixas para circulação de veículos em cada lado, sendo uma delas em cada via reservada para o corredor exclusivo de ônibus. Ao longo de toda a via serão construídas baias para as paradas de ônibus padronizadas. Quando estiver em pleno funcionamento, a Avenida das Flores será, juntamente com os anéis viários, uma nova alternativa de rota aos veículos que trafegam entre as zonas Leste, Centro-Sul e Norte. AM-010 Inserida no projeto de criação de novos eixos econômicos no Amazonas, a partir das potencialidades regionais, o Governo do Estado deu continuidade à obra de duplicação da Rodovia Manuel Urbano, a AM-070. Os serviços de engenharia estão sob a responsabilidade da Construtora ETAM, com fiscalização da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra). As obras de duplicação seguem agora do km 20 ao km 35, onde está situada a ponte sobre o rio Ariaú. Serão mais 15 km de rodovia duplicados. O primeiro trecho duplicado da AM-070 possui 11 km de extensão e foi inaugurado em 2015 pelo Governo do Estado. Além dele, mais 9 km duplicados já foram executados. Com isso são 20 km duplicados até o presente momento. AM-240 A rodovia AM-240, que liga a sede do município de Presidente Figueiredo à Vila de Balbina, onde está a usina hidrelétrica de mesmo nome, também receberá em breve serviços de manutenção, conservação e recuperação do Km 0 ao km 75. A obra recebe o investimento de R$ 1.588,043, 53. A empresa responsável pela ação é a Compasso Construções e Reformas Prediais Ltda., com fiscalização da Seinfra. Reabertura de trecho da Av. Timbiras restabelece acesso para a Cidade Nova A liberação do trecho do cruzamento da Avenida Timbiras com a Avenida Governador José Lindoso (das Torres) ocorreu após o encerramento de mais uma etapa da obra de ampliação da Avenida das Torres, que está sendo executada pela Seinfra. Com a reabertura, o itinerário em direção à Cidade Nova passa a ser realizado através da Avenida Timbiras com acesso pela Avenida Rio Branco. Já o acesso apara a Cidade Nova que durante a obra era feito em contrafluxo pela Avenida das Torres, deixa de existir. Esse trecho volta a ser utilizado no sentido inverso: Cidade Nova/Coroado. Agentes de trânsito do Instituto Municipal de Engenharia (Manaustrans) estarão para monitorar o tráfego no local do trecho reaberto.

ASCOM/SEINFRA