Governo do Amazonas já reformou mais de 1 mil casas de pessoas com deficiência

O programa "Viver Melhor" do Governo do Estado do Amazonas, que tem como  objetivo reformar moradias de pessoas com deficiência, na capital e no interior, visando a melhoria dos espaços, por meio da execução de obras e serviços de engenharia e adaptação arquitetônica do imóvel, atendeu desde sua implantação, em 2011, 1039  residências. A  distribuição de materiais e equipamentos para facilitar o dia-a-dia e o bem-estar dessas  pessoas, assim como sessões de fisioterapia também estão entre os benefícios oferecidos pelo programa.  


A Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), órgão responsável pela realização das obras de adaptação,  concluiu a reforma de  339 residências no interior do Amazonas e 700 casas em Manaus. Estão em andamento no interior do Estado, 375 obras que beneficiarão o cidadão com dificuldades de locomoção. Manicoré, Nova Olinda do Norte, Parintins, Caapiranga, Canutama, Envira, Itamarati, Juruá, Manacapuru, Maraã, Novo Airão, Rio Preto da Eva, Manaquiri, Urucurituba, Iranduba e Presidente Figueiredo foram os municípios onde já existem casas beneficiadas pelo programa de inclusão.
Segundo Waldivia Alencar, secretaria de Estado de infraestrutura, a Seinfra define o projeto de adaptação, em conjunto com as Secretarias de Estado de Assistência Social (Seas) e Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Seped), conforme as necessidades das pessoas que serão beneficiadas.
“Este é um programa  de um significado singular, pois tem como objetivo atender pessoas com dificuldade de locomoção, adaptando suas casas para facilitar a mobilidade e acessibilidade. Com isso, melhoramos a vida cotidiana dessas pessoas. É um trabalho muito importante para o Governo do Estado”, concluiu.
O "Viver Melhor"  é um programa realizado em conjunto com a Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), Secretarias de Estado de Assistência Social (Seas), Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Seped) e Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (Susam).

 

ASCOM/SEINFRA