Governo do Amazonas realiza manutenção de todas as estradas estaduais

Foto: ASCOM/SEINFRA

 

O Governo do Amazonas vem promovendo, por intermédio da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), a manutenção e a recuperação de todas as estradas estaduais, incluindo a AM-070 (Manaus-Manacapuru) e a AM-010 (Manaus-Itacoatiara). Por determinação do governador Omar Aziz, a Seinfra já solicitou da Secretaria da Região Metropolitana de Manaus (SRMM) para que ela recupere de forma emergencial os trechos deteriorados da rodovia AM-070, mais conhecida como Manuel Urbano, até que o novo processo licitatório seja concluído.

“Nós entendemos a preocupação dos usuários da AM-070 e por isso mesmo estamos tentando acelerar o processo, apelando para que os motoristas tenham o máximo de atenção e cuidado, evitando o excesso de velocidade, até que nós possamos iniciar as obras de duplicação da rodovia, obras estas que serão definitivas”, ponderou a secretária estadual de Infraestrutura, Waldívia Alencar.

A titular da Seinfra explica que a AM-070, a exemplo da Manaus-Itacoatiara, não foi dimensionada para receber a quantidade de veículos que trafegam diariamente por ela, com cargas e pesos de carretas e caminhões carregados de pedra, seixo, madeira e outros tipos. Com a sua utilização de forma inadequada, com peso sempre acima do que ela foi construída e dimensionada para suportar, o surgimento de buracos em seu leito, mesmo com a manutenção que se faz, torna-se inevitável.

Waldívia ressalta que a Seinfra tem monitorado diariamente estas rodovias identificando esses problemas para mantê-las trafegáveis. Exemplo disso é o trabalho de recuperação da AM-010 que está em plena execução, inclusive com a construção da nova Ponte na Poranga, em substituição à atual, cujas dimensões não comportam mais o volume de tráfego no local, além do fato de que sua estrutura vem apresentando sérios riscos.

No caso da AM-070, seu contrato de manutenção expirou recentemente, uma vez que o Governo do Estado não pode manter contratos permanentemente com nenhuma empresa. O processo de retomada de um novo contrato depende da abertura de um novo processo licitatório, o que implica no cumprimento de todos os prazos previstos em lei.

Enquanto o contrato estava em vigência todas as ações destinadas a manter a trafegabilidade da rodovia foram feitas, inclusive com a troca de uma linha de bueiros no Km 53, colocando-se pranchões metálicos e sua substituição, posteriormente por uma estrutura maior, de modo a evitar o isolamento de Manacapuru.

Duplicação – O projeto de duplicação da Manoel Urbano teve que passar por algumas adequações, em razão da grande enchente verificada em nosso Estado. Um exemplo é aumentar a subida do grade da pista em alguns trechos. O projeto passa agora por um novo processo licitatório e atualmente está na fase de análise das propostas pela Comissão Geral de Licitação (CGL).

Entre alguns detalhes do projeto vale ressaltar a construção de duas pistas com 7,10 m de largura, com acostamento e drenagem de 2,30 m para cada lado em uma largura total de 18,80 m e extensão total de 78 km. Também está prevista a realização de obras de restauração com pintura e jateamento das pontes, a remoção e construção de guarda-corpo e a duplicação das pontes sobre o rio Miriti e Ariaú, bem como a pavimentação da nova pista duplicada.

A pista será duplicada, ou seja, duas faixas de cada, além de meio fio, drenagem, sarjeta e uma faixa central separando as pistas de rolamento. A obra será completa, com base e sub-base, imprimação e asfaltamento.

ASCOM/SEINFRA