Governo do Estado aumenta área de atuação no combate às erosões em Manaus

O Governo do Estado do Amazonas está ampliando seu campo de atuação na recuperação das erosões listadas no Plano de Combate às Erosões e Áreas de Risco do Município de Manaus, apresentado pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra) durante a 5ª Reunião Ordinária do Comitê Interinstitucional de Controle de Áreas de Risco (Cicar) – exercício 2011, e que servirá de base para as ações nessa área.
 
Seguindo orientação do Governado Omar Aziz, além das três erosões (Mauazinho, Nova Vitória e Grande Vitória) que serão trabalhadas a partir deste primeiro semestre, outras cinco estão sendo identificadas, dentro do relatório constante do Plano de Combate às Erosões. “Nós determinamos ao nosso corpo técnico que de posse desse relatório identificasse outras cinco que apresentem maior risco de deslizamento, para que possamos elaborar um diagnóstico da situação, um plano de trabalho que será levado a Brasília, para alocarmos os recursos”, informou a Secretária de Estado de Infraestrutura, Waldívia Alencar.
 
O anúncio foi feito quando da assinatura da Ordem de Serviço para o início das obras de contenção de encostas em áreas de risco e do contrato com a Construtora Amazon Ltda, que ficará responsável pela recuperação de três erosões situadas nos bairros do Mauazinho, na rua São José; Grande Vitória, na rua Londres; e no Nova Vitória, na rua Salvador II.
 
O Governador Omar Aziz já havia recomendado anteriormente que as áreas identificadas fossem recuperadas, como medida preventiva. “O processo de erosão de encostas põe em risco a integridade física das pessoas que constroem suas casas nesses locais e atuaremos para prevenir maiores danos”, completou a secretária Waldívia Alencar.