Governo do Estado completa ação emergencial na AM-070 e já prepara recuperação da AM-010

O Governo do Amazonas completou nesta quarta-feira (09/01) a Operação Tapa Buraco realizada na estrada Manoel Urbano, a AM-070, que liga Manaus aos municípios de Iranduba, Novo Airão e Manacapuru, todos eles integrantes da Região Metropolitana de Manaus.
A Secretaria da Região Metropolitana (SRMM), que realizou a obra em parceria com a Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), revelou que foi usado um total de 120 toneladas de asfalto, desde o Distrito do Cacau Pirêra até a sede do município de Manacapuru, onde termina a estrada.
Terminada a obra emergencial da “Manoel Urbano”, que antecede a duplicação daquela rodovia, o Governo do Estado já se prepara para intervir também na AM-010, a Manaus-Itacoatiara. “Esse trabalho de manutenção e conservação é uma determinação do governador Omar Aziz e é realizado anualmente em todas as rodovias do Estado”, informou ontem a Secretária de Estado de Infraestrutura, Waldívia Alencar.
Ela destacou que embora alguns contratos de conservação e manutenção estejam vencidos ou em processo de licitação, a Seinfra já está realizando levantamento dos trechos da AM-010 que não foram recuperados em 2012 e que estejam em situação crítica para estabelecer um cronograma de ação em 2013.
Agora mesmo foi recuperada toda a extensão da AM-070, com a utilização de 120 toneladas de asfalto. O mesmo trabalho será realizado na AM-010 a Manaus-Itacoatiara, como já vem sendo feito todos os anos-, e que também será beneficiada com a inauguração da Ponte da Poranga, no km 265 daquela estrada.
O trabalho a ser realizado na Manaus-Itacoatiara envolve operações de tapa buraco e de reciclagem da pista, com a retirada de toda a camada asfáltica, base e sub-base. Esse material é triturado em uma máquina específica para este tipo de serviço; após a trituração é adicionado cimento e a massa resultante é recolocada no solo previamente trabalhado para a colocação de novo revestimento asfáltico. Essa operação garante uma sobrevida maior às pistas de rolagem.