Governo do Estado constrói Núcleo de estudos da UEA em Barcelos

O Governo do Estado deve inaugurar nos próximos meses, o Núcleo de estudos da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), em Barcelos (distante 405 quilômetros de Manaus). As obras estão sob a responsabilidade da Secretaria de Estado de Infraestrutura ( Seinfra).

De acordo com a secretaria de Estado de Infraestrutura Entretanto, Waldívia Alencar, as obras do complexo  educacional estão na fase do acabamento dos serviços.  

Ainda segundo a secretaria, no total, R$ 4,6 milhões estão sendo  investidos na obra do núcleo. Ela também explicou que a edificação da UEA, que possui uma área de  10 mil m², terá  um piso composto por quatro salas de aula, auditório, biblioteca, refeitórios, laboratórios, além de áreas administrativas e  de convivência. 

Na opinião de Waldívia, com este núcleo,  a UEA ganhará mais infraestrutura, o que será positivo ao ensino, pesquisa e extensão da instituição como um todo. 

“O Governo do Estado está empenhado em entregar esse núcleo da UEA à população de Barcelos o mais rápido possível. Essa construção é vitória para o município, pois permitirá que os jovens da cidade possam usufruir de um curso superior em sua cidade mesmo”, acentuou.

Inúmeros municípios do Estado, entre eles, São Paulo de Olivença, Parintins, São Sebastião de Uatumã, Tapauá e Urucará e outros, estão com obras em andamento para conclusão dos núcleos de estudos da UEA.

No interior, a UEA possui dois tipos de unidades acadêmicas: os Centros de Estudos Superiores e os Núcleos. Os Centros estão localizados em Parintins, Tefé, Tabatinga, Itacoatiara, São Gabriel da Cachoeira e Lábrea e ofertam cursos todos os anos por meio do Vestibular e Sistema de Ingresso Seriado (SIS). Já nos Núcleos, os cursos superiores são oferecidos na modalidade especial, considerando as vocações naturais do município.