Governo do Estado elabora projetos para novos acessos viários na área da Ponte Rio Negro

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), está realizando estudos para a implantação de novos acessos viários para oferecer alternativas de tráfego na área de influência da Ponte Rio Negro, pelo lado de Manaus, de modo a permitir maior velocidade no fluxo de veículos naquela região e minimizar a ocorrência de engarrafamentos nas proximidades da estrada da Ponta Negra, zona oeste de Manaus.
Para que as obras tenham início no menor tempo possível, a secretária de Estado de Infraestrutura, Waldívia Alencar, reuniu nesta semana com um grupo de técnicos da Seinfra para orientá-los sobre a prioridade e agilidade na elaboração do projeto básico que viabilizará a implantação dos acessos viários na saída da Ponte e que vão atingir 8 km de extensão.
Waldívia Alencar informou que o governador Omar Aziz determinou prioridade máxima na questão dessas intervenções. “Nós estamos direcionando todos os nossos esforços para esta obra, de forma que ela tenha início imediato e seja realizada no tempo contratual determinado”, revelou a secretária.
Projetos – De acordo com os estudos já executados, serão feitas três intervenções nos retornos da avenida Coronel Teixeira, a Estrada da Ponta Negra, e uma outra na rotatória do cruzamento com a avenida Brasil. Também haverá uma intervenção em frente à subestação da Eletrobrás Amazonas Energia. O estudo também prevê a construção de um retorno e uma via de acesso no entroncamento com a Estrada da Jonasa.
Outra mudança de grande importância para o sistema viário do entorno da Ponte e que garantirá fluidez no tráfego, diz respeito à criação de um acesso com início no bairro da Glória, finalizando no bairro Santo Agostinho, ambos na zona oeste da cidade.
Nesse último caso, o traçado será construído numa extensão de aproximadamente 5 km, iniciando na rua Jerônimo Ribeiro, no bairro da Glória; passando pela Estrada Padre Caballero Martin, no bairro da Compensa; avenida B e Estrada do Bombeamento, no Santo Agostinho, com 3 km de extensão; confluindo todos os acessos na Estrada da Estanave e, por fim, culminando na Ponte Rio Negro.