Governo do Estado entrega Distritos Integrados de Polícia

O Governo do Estado do Amazonas entregou nesta quinta-feira, 16, todos os prédios que abrigam os Distritos Integrados de Polícia – os DIPs, que receberam nos últimos meses obras de reforma, adaptação e ampliação para atender as novas demandas em função da entrada em operação do Programa Ronda nos Bairros, idealizado pelo governador Omar Aziz.

Os prédios, que passaram por reforma e ampliação, estão situados nos bairros Cidade de Deus, Cidade Nova, Novo Israel e Santa Etelvina; além do Centro de Operações de Segurança, o CIOPS, na Avenida André Araújo, bairro do Aleixo; e do CPA Norte, no bairro do Mutirão.

Com investimento da ordem de R$ 8,4 milhões, as obras envolveram além da reforma de todas as delegacias onde estarão integradas as policias Civil e Militar, a compra de todo o mobiliário necessário ao seu funcionamento imediato, segundo informou a secretária Waldívia Alencar, que acompanhou o governador Omar Aziz na entrega dos DIPs.

Com supervisão da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), os Distritos Integrados de Polícia tiveram suas dependências readequadas, com reforma e ampliação dos espaços como cartórios, gabinetes dos delegados, confortos, celas, sala da SEAS e recepção dentre outras intervenções. Os anexos destes DIPs, onde estão instalados o pessoal da Polícia Militar, também foram ampliados com a construção de um 2º pavimentos duplicando assim o espaço disponível.

O Centro de Operações de Segurança – CIOPS teve sua estrutura toda modernizada e ampliada, de modo a receber os novos equipamentos destinados a promover a operacionalização do Ronda nos Bairros. O mesmo aconteceu com a estrutura do CPA Norte, que foi totalmente reformado para se enquadrar na sistemática de ação e atender às demandas do novo sistema de policiamento implantado pelo governador Omar Aziz, que preconiza uma participação mais efetiva da sociedade neste processo e uma presença maior do policiamento nos bairros, um efetivo maior, com novas tecnologias e meios de locomoção.