Governo do Estado entrega o maior eixo viário de Manaus

A Avenida das Torres – situada entre a Cidade Nova, na zona Norte, e os bairros do Aleixo e Coroado, nas zonas Sul e Leste, respectivamente-, está contando os dias para ser inaugurada pelo Governador Omar Aziz.

O novo sistema viário, de responsabilidade da Secretaria de Estado de Infraestrutura – SEINF, abrirá caminho entre áreas da cidade cujo acesso ainda hoje é bastante difícil e demorado, em função da absoluta falta de vias alternativas para o escoamento do tráfego em Manaus e do crescimento da frota de veículos na cidade.

Com investimentos da ordem de R$ 48,2 milhões de reais – valor que envolve tanto o viário quanto a construção de duas pontes sobre o Igarapé do Mindú-, a Avenida das Torres passa a ser o maior eixo viário construído na capital amazonense nos últimos dez anos. Ela é o reflexo de uma administração cuja preocupação maior é a excelência em todas as suas ações, objetivando sempre a melhoria da qualidade de vida da população na capital.

A importância desta via pode ser comprovada quando se verifica que Manaus recebe de 2.000 a 2.500 veículos mensalmente. A Avenida das Torres vem preencher uma lacuna existente há várias décadas em uma cidade que cresceu em todas as direções sem o devido ordenamento urbano, sem o necessário planejamento.

            O Caminho da economia – a Avenida da Torres será a alternativa mais viável entre o Distrito Industrial e o Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, situados em zonas bem distintas da cidade, facilitando assim o fluxo de veículos entre o aeroporto e o Distrito Industrial. Ela também vai desafogar o tráfego nas avenidas Constantino Nery, Djalma Batista, Efigênio Sales e Grande Circular.

            No tocante ao tráfego de veículos, também haverá uma economia muito grande de tempo nos deslocamentos entre as zonas Leste, Sul, Centro-Sul e Norte. Para se ter uma idéia da situação atual, basta lembrar que qualquer viagem entre o centro de Manaus e o bairro da Cidade Nova implica em uma volta quase que completa da cidade, algo em torno de 50 minutos a até uma hora. Isso dependendo das condições do tráfego na Torquato Tapajós ou na Djalma Batista. Com avenida em funcionamento, esse tempo poderá cair para 20 minutos no máximo.

            Estágio atual – A obra está quase pronta para entrar em operação, faltando apenas completar um pequeno trecho, no encaixe com a Avenida Timbiras, na Cidade Nova. De acordo com a SEINF, os serviços que estão sendo realizados agora são aqueles relativos a limpeza, varrição das pistas, pintura  de meio fio, calçadas, iluminação, sinalização e preparação para a entrada em operação, logo após a inauguração, prevista para o próximo dia 29 de junho.

Os dois eixos principais já estão prontos. Tanto o Eixo 1.000, a pista da direita, que parte da Alameda Cosme Ferreira, no bairro do Coroado, até a Avenida Timbiras, na Cidade Nova, quanto o Eixo 2.000, ou seja, a pista da esquerda, que parte da Avenida Timbiras em direção à Avenida Ephigênio Sales, no bairro do Aleixo, já estão asfaltados. As vias transversais de acesso entre os conjuntos do entorno também receberam melhorias, de modo a adequá-las ao fluxo de veículos que aumentará consideravelmente com a inauguração da avenida.

Com extensão total de 6.300 metros, a Avenida das Torres tem três pistas de cada lado, ou seja, ela terá ao todo seis pistas de rolamento. O revestimento da pista é de primeira qualidade. As calçadas laterais terão três metros de largura, enquanto as calçadas internas terão um metro de largura cada uma delas.