Governo do Estado implanta moderno sistema de gestão de obras

A Secretaria de Estado de Infraestrutura (SEINF) recebeu a visita, na última quarta-feira, 20, pela manhã, em seu auditório, a visita do assessor de Estratégia de Transportes e Obras da Setop, do Governo de Minas Gerais, Luiz Fernando Telles; e do técnico Eduardo Antônio Lopes, da Prodemge, a Companhia de Processamentos de Dados mineira, que fizeram a apresentação de dois programas que o novo Sistema de Gestão de Infraestrutura do governo mineiro, e que será adotado pelo Governo do Estado do Amazonas, primeiramente na SEINF e posteriormente em todas as secretarias afins.
Este novo sistema, em consonância com a ISO-9001/2008, permitirá o acompanhamento de todas as obras do estado em tempo real, com mais rapidez e transparência, agilizando processos, aumentando a produtividade e eliminando gargalos que atrapalham e atrasam o andamento de obras e de sua fiscalização.
O software deste sistema está sendo desenvolvido pelo Governo do Estado de Minas Gerais, através de Sua Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas – SETOP, com financiamento do Banco Mundial.
Os dois técnicos do Governo Mineiro apresentaram ontem pela manhã a sistemática de funcionamento deste programa, cujo objetivo maior, além de sistematizar as rotinas envolvidas em uma secretaria de obras, qualquer que seja ela, municipal ou estadual, é o de oferecer agilidade e transparência nos processos.
“É uma ferramenta excelente e que deve ser utilizada por todos nós, porque reduz consideravelmente os tempos, ao promover a integração entre os setores envolvidos na elaboração de um projeto – desde o planejamento, projeto básico, licitação, início da obra, fiscalização; não apenas na SEINF, como também nas demais secretarias envolvidas”, ressaltou o secretário de Estado de Infraestrutura, Orlando Mattos Junior.
Esse sistema está sendo oferecido gratuitamente ao Amazonas pelo Governo de Minas, segundo informou a técnica Carmelita Siqueira dos Reis, que juntamente com o engenheiro da SEINF, José Almeida de Oliveira, esteve em Minas para conhecer o soft e traze-lo para Manaus.
Os dois técnicos mineiros, Dr. Luiz Felipe Telles e Eduardo Antônio Lopes, ficarão em Manaus até esta sexta-feira, 22, apresentando este novo sistema de gestão de obras também na SEPLAN e na SEFAZ, secretarias também envolvidas neste processo.