Governo do Estado inicia desapropriação de imóveis para a obra de expansão da Avenida das Tor

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra) dará início a partir da próxima segunda-feira (1º de outubro), ao processo de remoção das famílias e dos imóveis situados na área de influência da obra do trecho 03 da Avenida das Torres – que terá 1,7 km de extensão. A Extensão total, incluindo os outros dois trechos será de 11,1 km e receberá a denominação de Avenida das Flores.

Inicialmente 50 famílias cujos imóveis estão localizados a partir da rua Fênix, na Cidade Nova 1, em direção ao Galiléia, serão indenizadas de imediato. Em seguida, iniciada esta primeira fase, mais 50 imóveis removidos e assim por diante, conforme o andamento da obra, que terá várias frentes.

O total geral de imóveis a serem retirados, englobando todos os trechos, 02, 03 e 04 é de 431. Destes, 84 estão situados no trecho 02; 262 imóveis no trecho 03; e 85 no trecho 04.

O processo de identificação dessas moradias e o cadastramento das famílias já vinha sendo executado, com a apresentação de todas as possibilidades de negociação pela Superintendência de Estado da Habitação (Suhab), órgão encarregado pelo processo de desapropriação dos imóveis e indenização das famílias. Tanto assim que não houve resistência a este processo que antecede o início da obra.

Em termos de custos, ainda não há um valor fechado para a totalidade da obra, para os três trechos, exatamente porque o Governo do Estado está trabalhando por etapa, intervindo primeiramente na área situada na chamada Baixada Fluminense, a partir da rua Fênix – Trecho 03, onde os imóveis variam entre R$ 35 a um máximo de R$ 50 mil reais. Esse trecho termina no Igarapé do Passarinho. O Trecho 04 – que vai do Igarapé do Passarinho até a AM-010, também não demandará grandes desembolsos em termos de desapropriações.

Quanto ao Trecho 02 – compreendido entre a rua Timbiras e a rua Fênix, cujas obras ainda não tiveram início, o investimento será um pouco maior por conta da estrutura dos imóveis, todos de alvenaria, e alguns com dois pisos e piscina.

QUADRO DE DESAPROPRIAÇÕES:

Desapropriação no Trecho 2:

84 unidades

Desapropriação no Trecho 3:

262 unidades

Desapropriação no Trecho 4:

85 unidades

Total de imóveis desapropriados:

431 unidades