Governo do Estado prepara intervenção viária na Estrada da Ponta Negra com a Av. Brasil

O Governo do Amazonas está formatando, por intermédio da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), um projeto para a construção de um viaduto e de uma passagem de nível inferior na Avenida Coronel Teixeira –a Estrada da Ponta Negra – com a Avenida Brasil. O objetivo é melhorar o fluxo de veículos naquela área da cidade, facilitando o fluxo entre a Ponta Negra e os bairros São Jorge, Compensa e Lírio do Vale, tanto no sentido Centro-bairro quanto no sentido bairro-Centro.
O projeto em elaboração prevê a construção de uma passagem de nível inferior interligando a Avenida Brasil à Avenida Coronel Teixeira sob o acesso da própria Avenida Coronel Teixeira ao centro, sentido bairro-Centro. Essa passagem de nível terá mão única no sentido bairro da Compensa-Ponta Negra.
Além dessa passagem de nível inferior também está prevista a construção de um viaduto na Avenida Coronel Teixeira em direção à Avenida Brasil. Esse viaduto terá mão única de quem trafegar no sentido São Jorge-Ponte Negra e quiser retornar acessando a Avenida Brasil.
De acordo com o projeto em estudo, quem vier da Ponta Negra em direção ao Centro ou ao bairro da Compensa terá à sua disposição uma bifurcação em frente à Igreja da Restauração, com uma pista oferecendo acesso ao Centro via bairro de São Jorge e outra em direção ao bairro da Compensa, ambas com acesso livre, sem a necessidade de semáforos.
 

Projetos básicos avançados –
A empresa Toledo Consultoria e Projetos Ltda. foi a vencedora do processo licitatório destinado à contratação de empresa especializada para a elaboração dos projetos básicos avançados necessários para a realização da obra, segundo informou nesta quinta-feira, dia 11 de abril, a secretária de Estado de Infraestrutura, Waldívia Alencar.
“Essa intervenção é parte integrante de um projeto maior de mobilidade urbana, idealizado pelo governador Omar Aziz, destinado a oferecer fluidez ao tráfego de veículos em Manaus”, explicou a secretária Waldívia Alencar ressaltando, contudo, que o projeto está ainda em fase de elaboração.
Projeto de execução –A empresa vencedora da licitação já está em campo realizando os estudos e levantamentos necessários para a elaboração do projeto, tendo inclusive apresentado um projeto inicial. Quando esse trabalho estiver pronto será realizado novo processo licitatório, desta vez para a execução do projeto em si, ou seja, a construção do complexo viário que incluirá um viaduto e uma passagem de nível.