Governo do Estado promove treinamento operacional no Programa Minha Casa Minha Vida 2 Sub-50

O Governo do Amazonas promoveu nesta sexta-feira (21/9), por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra) e a Secretaria de Estado de Governo (Segov), treinamento operacional para representantes de 47 prefeituras municipais do interior do Amazonas beneficiadas pelo Programa Minha Casa Minha Vida 2 – Sub 50, do Governo Federal. Todos são municípios com até 50 mil habitantes.
De acordo com a Secretária Estadual de Infraestrutura, engenheira Waldívia Alencar o objetivo desta atividade é oferecer instruções e orientação aos técnicos das prefeituras visando prepará-los para a implantação do Programa Minha Casa Minha Vida Sub 50, inserido no Plano de Aceleração do Crescimento (PAC-2), financiado pela Caixa Econômica Federal (CEF), destinado a atender municípios dentro da faixa de até 50 mil habitantes.
“O evento executado pela Segov e Seinfra visa apresentar as três instituições financeiras vencedoras dos leilões realizados pelo Governo Federal por meio da Caixa Econômica para atender o Norte do País, as quais ficarão responsáveis por 47 municípios do Estado”, explicou a secretária estadual de Infraestrutura, Waldívia Alencar.
As instituições financeiras são CHB, que ficou responsável por 10 municípios; o COBANSA, com 13; e o Família Paulista, responsável pelo maior número de municípios, 24.
A programação contou com a realização de oficinas pelas instituições financeiras aos representantes municipais sobre o programa, critérios de escolha dos municípios e de concessão do benefício, cadastramento das famílias, dentre outros assuntos de interesse.
Conforme a organização, a ideia é apresentar a cada representante o mecanismo do projeto de cada instituição financeira, quais as informações que devem ser enviadas para a Caixa Econômica, documentos exigidos tanto do município quanto das famílias postulantes, dentre outros.
A expectativa das instituições financeiras é que o encontro esclareça todas as dúvidas sobre o programa, por mais simples que sejam, de forma que nenhuma prefeitura inserida na programação perca a chance de beneficiar seus habitantes com a oportunidade de conseguir alcançar a realização do sonho da casa própria.
ASCOM/SEINFRA