Governo do Estado recupera rodovia Manoel Urbano

O Governo do Amazonas deu inicio à Operação Tapa Buraco na estrada Manoel Urbano, a AM-070, que liga Manaus aos municípios de Iranduba, Novo Airão e Manacapuru, todos eles integrantes da Região Metropolitana da Manaus.
A Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra) e a Secretaria da Região Metropolitana de Manaus (SRMM) estão realizando a operação emergencial de tapa buraco da rodovia, inicialmente nos trechos considerados mais críticos da estrada, desde o Distrito do Cacau Pirêra em direção a Iranduba e Manacapuru.
De acordo com a SRMM, serão usadas pelo menos 120 toneladas de asfalto, desde o Cacau Pirêra até o ramal de acesso ao Lago do Limão, no km 35, um pouco adiante da rodovia Carlos Braga, que dá acesso à sede do município de Iranduba.
A Secretária de Estado de Infraestrutura, Waldívia Alencar, informou que uma equipe de técnicos da Seinfra da Secretaria da Região Metropolitana identificou todos os pontos considerados críticos da estrada – em função dos buracos, e elaborou um relatório fotográfico da situação de cada trecho e um cronograma de ação , de modo a facilitar o trabalho de recuperação da pista já em andamento desde meados dessa semana.
O governador Omar Aziz determinou a realização desta operação tapa buraco para garantir a sua trafegabilidade enquanto não se inicia o processo de duplicação da pista, cujas obras devem se iniciar ainda neste primeiro trimestre de 2013.
Duplicação da AM-070 – A Secretaria de Estado de Infraestrutura informou que a maioria dos entraves burocráticos que emperravam o avanço do projeto de duplicação da AM-070 já foi ultrapassada.
De acordo com a Seinfra, exigências legais como a publicação dos editais de apresentação do projeto, bem como a realização de audiências públicas para discussão do projeto e da parte ambiental com a sociedade, por exemplo, já foram concluídas. As audiências aconteceram em Manaus, na sede do município de Iranduba e em Manacapuru, todas com ampla participação popular.
Porém, exigências no nível ambiental do projeto, que estão sendo cumpridas pelo Governo do Amazonas ainda não permitiram que as obras tivessem início. “Temos nos empenhado intensivamente junto aos órgãos responsáveis para dar agilidade, inclusive na exigência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para verificar a existência ou não de sítios arqueológicos ao longo do traçado da rodovia e no perímetro de influência da obra, para não tardar ainda mais o começo dos trabalhos”, informou a secretária de Estado de Infraestrutura, engenheira Waldívia Alencar.
A solicitação das licenças ambientais junto aos órgãos competentes como o Instituto de Proteção Ambiental do Estado do Amazonas (Ipaam) já foram feitas. Outra medida cumprida foi a realização de um levantamento minucioso de toda a área de extensão da obra, com mapeamento socioeconômico da população local. A Seinfra notificou também a empresa responsável pela obra a apresentar o licenciamento de “bota-fora”, jazidas e do canteiro de obras, de sua responsabilidade.
A duplicação da rodovia AM-070 beneficiará dezenas de comunidades e moradores dos municípios atingidos pela obra com a geração de emprego e renda, escoamento da produção e de abastecimentos, entre outros, além de facilitar e melhorar o acesso via terrestre a esses municípios.