Governo do Estado vai recuperar área entre a Feira da Panair e o Terminal Pesqueiro

O Governo do Estado do Amazonas vai recuperar, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura (SEINF), as duas margens do igarapé 13 de Maio, na Colônia Oliveira Machado, entre a Avenida Bento José de Lima e a foz do igarapé, já no rio Negro, e entre a feira da Panair e o Terminal Pesqueiro, construído pela Prefeitura Municipal de Manaus. O trecho começou a apresentar deslocamento de material, por conta das fortes chuvas que têm atingido a capital amazonense, comprometendo a estabilidade do terreno, com a conseqüente erosão dos taludes em ambas as margens do igarapé.
O início das obras de recuperação do trecho atingido deve ocorrer ainda nesta semana, segundo informou o Coordenador da UGP/SEINF, engenheiro Haliobalbi Martins. Segundo ele, tratores e retroescavadeiras serão deslocados para o local, para iniciar o trabalho de limpeza e revestimento do canal, de modo a acabar, de forma definitiva, com as erosões e deslocamentos de terra ali verificados. Os taludes de ambos os lados do igarapé serão trabalhados, bem como o fundo do canal com o material e a tecnologia apropriados.
“As obras serão iniciadas imediatamente – apesar do período chuvoso, tão logo mobilizemos o material necessário para o início dos trabalhos de recuperação da orla do canal”, informou na quarta-feira, 5, a secretária Waldívia Alencar. De acordo com a SEINF, as obras serão realizadas em ambos os lados do igarapé, desde a pista que divide as obras do Prosamim, até a sua foz, no rio Negro. A idéia é promover a estabilidade do terreno tanto pelo lado da feira quanto pelo lado do Terminal Pesqueiro, de modo a garantir que não ocorra mais nenhum deslizamento.