Governo Estado retira moradores de área alagada no Nova Vitória

O Governo do Estado do Amazonas finalizou na última quarta-feira, dia 9, através da SUHAB e da SEINF, o processo de cadastramento e retirada de 160 famílias do Nova Vitória, cujas casas foram atingidas pelas fortes chuvas dos últimos dias.
         Técnicos da SUHAB e da SEINF acompanham de perto a retirada e realocação dos moradores, para evitar a reocupação das casas. De acordo com a secretária de Estado de Infraestrutura, Waldívia Alencar, o Governador Omar Aziz determinou o atendimento imediato destas famílias, com utilização do chamado aluguel social, no valor máximo de R$ 350,00 pagos diretamente aos proprietários dos imóveis alugados, para onde estas famílias estão sendo deslocadas.
         O deslocamento destas famílias permite a demolição imediata dos imóveis situados nas áreas de risco, principalmente da rua 14 de Abril e da Pista da Raquete, que são as mais atingidas. 
         A área em questão é situada em um fundo de vale. Por conta disso e por falta de escoamento, toda vez que chove estas ruas ficam completamente alagadas. Para evitar que o problema se perpetue, o Governo do Estado está no local retirando as famílias e preparando o terreno para a colocação de três linhas de bueiro com 3,05m de diâmetro, de modo a resolver definitivamente o problema. 
         A ação emergencial determinada pelo Governo do Estado envolve várias secretarias e órgãos, entre os quais a SEINF, a SUHAB, SEAS, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros.  

De acordo com técnicos da Secretaria de Estado de Infraestrutura – SEINF, além da implantação da drenagem profunda e superficial, a ação emergencial envolverá também a recuperação do sistema viário atingido, bem como a arborização das lagoas e demais áreas atingidas pelas alagações.