Governo leva pela primeira vez programa de saneamento de igarapés ao interior

Com o objetivo de promover a implantação de políticas socioeconômicas para melhoria da qualidade de vida da população amazonense, o Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), implantará no município de Maués, distante 356 quilômetros em linha reta de Manaus, o Programa de Saneamento Integrado de Maués (Prosaimaués), uma versão do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim). O município será o primeiro a receber um programa dessa natureza.

A Secretaria de Estado de Infraestrutura integra a comitiva composta por consultores internacionais do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) que representa 46 países e que visitou – no decorrer da semana que passou – as obras do Prosamim em Manaus. Na próxima segunda-feira (10) a missão, comandada pela Secretária de Estado de Infraestrutura, Waldívia Alencar, seguirá para o município de Maués, com uma equipe formada por engenheiros, assistentes sociais e sociólogos que farão o reconhecimento da área de intervenção.

Cerca de 390 famílias que residem atualmente no entorno das três lagoas que sofrerão as intervenções do Prosaimaués serão diretamente beneficiadas; outras 240 deverão ser reassentadas e mais de 30 mil pessoas serão beneficiadas direta ou indiretamente pelo programa instituído pelo Governo do Estado. Dentre as ações previstas inicialmente estão incluídos o reassentamento populacional e as desapropriações necessárias para o início das obras.

A secretária Waldívia Alencar, da Seinfra, destacou que a expansão do programa para Maués tem por objetivo atender a uma determinação do governador Omar Aziz de promover a melhoria da qualidade de vida da população da capital e do interior. “O Prosaimaués contribuirá para a resolução dos problemas ambientais, urbanísticos e sociais que afetam a qualidade de vida da população de Maués”, disse.

De acordo com Waldívia Alencar, o Prosaimaués trará resolutividade aos problemas de abastecimento de água, tratamento de esgoto e destinação do lixo. “A equipe técnica da Seinfra que acompanhará o BID até Maués dará todo o suporte e os esclarecimentos necessários ao grupo de consultores internacionais”, ressaltou.

A proposta prevê, dentre outras intervenções, a ampliação do atual sistema de abastecimento de água na sede do município e comunidades indígenas, recuperação de sistemas de drenagem e urbanização das áreas atingidas, além da implantação de parques e jardins nos limites das lagoas de intervenção.

Ascom/Seinfra