Obra de recuperação da AM-010 será entregue no próximo domingo

Os trabalhos de recuperação do KM 242 da AM-010, a Manaus-Itacoatiara, onde a Secretaria de Estado de Infraestrutura – SEINF realizou a substituição de uma linha de bueiro, está bem avançada, segundo informou nesta sexta-feira o engenheiro Jair Teófilo, responsável pelo acompanhamento da obra. 
           “Nós estamos trabalhando em três turnos e dos dez metros de aterro necessários para nivelar a pista nós já colocamos e compactamos pelo menos seis, faltando apenas quatro metros”, adiantou o engenheiro, ao explicar que após o nivelamento e a compactação do aterro, último passo antes da colocação do pavimento asfáltico, eles terão ainda que esperar o solo ‘curar’ para então fazer a pintura ligação e só depois de todos estes passos é que será colocada a camada asfáltica.
            O técnico da SEINF projetou para o domingo, dia 17, a entrega definitiva da obra, com todas as etapas concluídas. Jair Teófilo ressaltou a qualidade da obra que está em andamento, os cuidados que estão sendo tomados, inclusive quanto à espessura do asfalto que será colocado neste trecho do km 242. 
            Bueiros entupidos – Uma constatação preocupante, entretanto – feita pelos técnicos da SEINF e da ETAM, levou o Departamento de Engenharia de Transportes da Secretaria de Estado de Infraestrutura a estudar a possibilidade de realizar uma consulta ao seu Departamento Jurídico, para analisar que medidas tomar para coibir uma prática que vem ocasionando sérios prejuízos ao erário público e, principalmente, aos usuários a Manaus-Itacoatiara. De acordo com eles, alguns bueiros – como nos kms 242 e 243, estão sendo entupidos de forma propositada de modo a represar os igarapés para a criação de peixes.
            “A aqüicultura é uma atividade econômica que gera muito emprego naquela região e nós apoiamos tais iniciativas, mas é necessário que se tenha o cuidado de evitar prejuízos à estrutura da estrada”, explicou o engenheiro Jair Teófilo, ao apresentar relatório fotográfico sobre o problema, onde se percebe a água passando por sobre a pista por conta do represamento.
            Outras ações na AM-010 – A Secretaria de Estado de Infraestrutura está trabalhando em toda extensão da AM-010, com a realização operações Tapa Buraco e recuperação de erosões. Das 17 erosões detectadas ao longo da AM-010, sete já estão prontas. O processo de erosão ocorre principalmente, nas laterais da pista, comprometendo a sua estabilidade e a segurança dos motoristas.
            O Governo do Estado também mantém contratos de manutenção em todas as demais rodovias estaduais, como a AM-070, que liga Manaus ao município de Manacapuru; ou a de Autazes, por exemplo. Todas elas recebem acompanhamento direto dos nossos fiscais, para garantir a trafegabilidade e a comunicação entre os municípios e a capital.