Obra de recuperação do Estádio da Colina em ritmo acelerado

A Secretária de Estado de Infraestrutura, engenheira Waldívia Alencar, visitou na manhã desta terça-feira (07/05), as obras de modernização e ampliação do estádio “Ismael Benigno” e confirmou que o ritmo dos trabalhos está dentro do que foi planejado, com 16% das obras previstas realizadas.
O Estádio da Colina, como é conhecida aquela praça esportiva, será um dos Campos Oficiais de Treinamento (COT) na Copa do Mundo da FIFA do Brasil 2014.
Até esta terça-feira, foram cravadas todas as estacas da arquibancada D, localizada no lado esquerdo do portão de entrada do estádio – em um total de 165 unidades; também foram colocadas 21 estacas das 165 da arquibancada C, que fica situada à direita do portão, contígua ao posto de gasolina. Além disso, mais de 90% das arquibancadas existentes foram demolidas, com início imediato do processo de concretagem dos blocos das arquibancadas A, B e D.
A empresa Tecon, responsável pela obra, está atuando com 75 homens e onze máquinas, entre escavadeiras, perfuratrizes, retroescavadeiras, caminhões e betoneiras.
Com investimentos da ordem de R$ 21 milhões (com financiamento do Governo Federal via Ministério do Turismo e contrapartida do Governo do Estado do Amazonas), o novo Estádio da Colina terá capacidade para dez mil e quatrocentos torcedores, oferecendo ainda lanchonetes, bares e banheiros para os frequentadores. A Colina também vai disponibilizar um complexo destinado aos jornalistas com capacidade para abrigar até 200 profissionais, além de vestiário, academia e setor médico.
O projeto da Colina prevê o atendimento a todas as normas de acessibilidade com rampas de acesso às arquibancadas, banheiros equipados com piso especial e barras de apoio para o uso de Portadores de Necessidades Especiais, bem como às demais normas de segurança como saídas de emergência acessíveis e rotas de fuga com corredores dimensionados para atender a qualquer situação.
Todas estas intervenções previstas estão dentro dos padrões exigidos pela Fifa. A obra tem previsão de entrega para dezembro deste ano.