Obras de ampliação do Bumbódromo avançam em Parintins

 

Foto: SEINFRA

Obras de ampliação do Bumbódromo avançam em Parintins

 

Seguindo a tendência de crescimento do Festival dos Bumbás Garantido e Caprichoso, a obra de ampliação, adequação de espaços e modernização das instalações do Bumbódromo de Parintins está em pleno andamento, segundo informou na sexta-feira (26/10), a Secretária de Estado de Infraestrutura, Waldívia Alencar. O projeto do novo Bumbódromo, anunciado pelo governador Omar Aziz, em junho de 2012, inclui uma série de melhorias, dentre as quais o aumento da capacidade de público dos atuais 12,2 mil para 17,5 mil lugares.

Entre as mudanças mais importantes está a adaptação do Bumbódromo para ter total acessibilidade, com rampas, banheiros e camarotes exclusivos para pessoas com necessidades especiais, além de elevadores, piso próprio para deficientes visuais, sinalização em Braille, cabines para serviços de descrição em Libras e de áudiodescrição.

De acordo com a Secretária Waldívia Alencar, esta é a maior reforma já realizada em 24 anos, desde que foi construído no formato de arena, em 1988. As obras, estimadas em R$ 32 milhões, estão em pleno andamento, com a conclusão de toda a demolição das estruturas metálicas e de concreto; conclusão das estacas tipo hélice contínua e baldrames; além das obras da superestrutura em concreto armado, que também estão bem adiantadas.

Até o presente momento foram colocadas 136 estacas, ou seja, mais de 2.950 metros de estacas com 50 cm de diâmetro cada uma delas. As estacas darão sustentação aos prédios em construção.

É importante ressaltar, destacou a secretária, que todo o concreto utilizado no canteiro da obra tem origem em uma usina situada em Parintins, com controle tecnológico realizado por meio de um laboratório montado dentro da obra.

Também já estão em andamento os serviços de adequação dos camarotes da Arena. A obra inclui ainda adequações no prédio principal, com dois pavimentos, onde estão situados os camarotes do Governador e do patrocinador, além de 28 camarotes comuns.

Todas as instalações (elétricas, hidráulicas, sanitárias e de ar condicionado) estão sendo revitalizadas, para garantir o pleno funcionamento quando do festival de 2013.

Para maior segurança será instalado um novo sistema de prevenção contra incêndio, com novos extintores e mangueiras. O novo Bumbódromo também vai contar com novas subestações, instalações elétricas modernas e subterrâneas e regularização do piso para suportar as alegorias.

Outro aspecto bastante positivo também, é que a arena de apresentações e a área de concentração das agremiações ganharão mais espaço. “Isso facilitará a circulação dos brincantes e das alegorias, evitando atrasos e aglomeração desnecessária”, comentou a secretária de Infraestrutura.

Enfim, são inúmeras melhorias e adequações que estão sendo feitas no bumbódromo, seguindo determinação do Governador Omar Aziz, que pretende assim melhorar as condições de apresentação dos bumbás e receber melhor os turistas e admiradores dos bumbás, a galera, que fazem a alegria e a beleza desse que é o maior festival folclórico do mundo.

ASCOM/SEINFRA