Obras de construção da Estação de Tratamento da Ponta das Lajes avançam

As obras de construção da estação de captação e da elevatória do novo sistema de abastecimento de água da cidade de Manaus, na Ponta das Lajes, zona Leste da cidade, estão dentro do cronograma, apesar das fortes chuvas que atingiram a cidade nos últimos meses e da enchente que bateu todos os recordes anteriores.
          Quando estiver pronta, a nova estação terá uma capacidade de produção de 210 mil litros de água tratada por dia, beneficiando uma população da ordem de 500 mil habitantes, desafogando ainda o sistema atual, que tem como base a Ponta do Ismael, no bairro da Compensa.
            De acordo com dados apresentados pelo Consórcio Rio Amazonas, responsável pela obra, e pela UGPAC/SEINF, a vazão final da estação em construção na Ponta das Lajes será de 5m³ de água tratada por segundo.
            A engenheira Bianca Costa, do Consórcio Rio Amazonas, informou que no momento estão sendo construídas as colunas de sustentação do acesso, que abrigará a tubulação que levará a água desde a captação até a elevatória, de onde ela será enviada para a Estação de Tratamento, que ficará próxima à Escola Agrotécnica de Manaus.
            Quanto à estação de captação, a previsão é de que as perfurações tenham início já na primeira quinzena do mês de agosto. “Já foram realizados todos os trabalhos preliminares, como batimetria e prospecção de solo, e nós estamos nos preparando para dar início às escavações, com a colocação das camisas de aço para a concretagem”, informou a engenheira.
            Paralelamente a isso, também estão sendo construídos os Centros de Reservação nos bairros Tancredo Neves, Mutirão, Nova Floresta, Jorge Teixeira e do Núcleo 23 da Cidade Nova. Cada um destes centros de reservação terá capacidade de armazenamento de 5.000m³ de água tratada.
            Construídos em pontos estratégicos estes centros ficarão responsáveis pela distribuição da água para os bairros Jorge Teixeira, João Paulo II, Brasileirinho, Santa Inês, Tancredo Neves, Nova Floresta, Gilberto Mestrinho, Grande Vitória, São José, Zumbi dos Palmares, Armando Mendes, Cidade de Deus, Braga Mendes, Mutirão, Águas Claras, Valparaíso, Fazendinha e Aliança Com Deus.
            O engenheiro Sidney Galvão Monteiro, da UGPAC/SEINF, responsável pelas obras do PROAMA, o Programa Água para Manaus, informou que esta primeira etapa das obras tem previsão de entrega para março de 2010, ou seja, logo no primeiro trimestre do próximo ano.
             Ele destacou ainda que esta obra representa mais um marco positivo, dentre tantos outros, na administração do governador Eduardo Braga, porque decretará o fim de um problema que há décadas assolava os moradores dos bairros mais afastados do centro da cidade, principalmente os das zonas Norte e Leste, que é a escassez no fornecimento de água.