Obras do Centro de Treinamento do Coroado em ritmo acelerado

O terreno onde será construído o Centro de Treinamento do Coroado está recebendo serviços de corte, aterro e terraplanagem para nivelamento do solo, segundo informações da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra). A obra, que está a cargo da construtora J. Nasser Engenharia Ltda, empresa vencedora do processo licitatório, teve início no último dia cinco de agosto. O investimento é da ordem e R$ 14,7 milhões.
Construído por meio de uma parceria entre o Governo do Estado do Amazonas, que realiza a obra; e da Prefeitura Municipal de Manaus, que cedeu o terreno, o CT do Coroado – que terá capacidade para receber cinco mil pessoas-, será um dos campos oficiais de treinamento para a Copa do Mundo FIFA de 2014.
O projeto do Centro Oficial de Treinamento do Coroado, o CT do Coroado, na Alameda Cosme Ferreira, ao lado da Mini Vila Olímpica da Prefeitura Municipal de Manaus, no bairro do Coroado, zona Leste, prevê a construção de três setores distintos, denominados A, B e C.
De acordo com o projeto serão construídos um hall para imprensa, bilheterias, depósitos para material de limpeza, dois banheiros com acesso ao campo para funcionários, seis banheiros para usuários, rampas e escadas, cinco lojas, lanchonetes e bares; sala de massagem, sala de exames, consultório médico, sala de aquecimento, musculação, sanitários, vestiários e duchas, sendo uma para cada time; e ainda salas para a  comissão técnica e para os árbitros, recinto para coletiva de imprensa com capacidade para 100 pessoas e Cabines de Transmissão.
O projeto também prevê a construção de dois depósitos para guarda de equipamentos, estacionamento e de um reservatório de água.
De acordo com a Secretária de Estado de Infraestrura, engenheira Waldívia Alencar, o sistema construtivo adotado é o de alvenaria em tijolo cerâmico nos ambientes e estrutura de concreto armado pré-moldado protendido nas arquibancadas. “Esse processo oferece segurança, durabilidade e rapidez na execução da obra”, informou Waldívia Alencar.
Segundo ela, a questão da acessibilidade também foi pensada quando da elaboração do projeto, que determina a construção de pisos táteis e rampas de acesso para pessoas com dificuldade de locomoção.
O Setor de Bilheterias será composto por cinco lojas – cada uma com uma banheiro próprio; três áreas de circulação e as bilheterias. Cada loja terá 23,33m² de área. As bilheterias terão 9,35m².
O Setor “A” concentrará a Administração e as salas de exame, massagem, aquecimento, de musculação, comissão técnica, sendo uma para cada equipe; sala dos árbitros, sala para coletiva, banheiros e sanitários, lanchonetes e cabine de transmissão. O Setor “A” também estará situada uma arquibancada com capacidade para 1.915 torcedores dos quais 238 na área VIP.
A arquibancada do Setor “B” terá maior capacidade – 3068 lugares, sendo que destes 53 assentos estarão destinados pessoas obesas, pessoas com mobilidade reduzida, pessoas com necessidades especiais e seus acompanhantes – quando necessário. Todas estas medidas de garantia de acessibilidade serão tomadas de acordo com a ABNT NBR 9050.
O Setor “B” também terá área de circulação, depósitos, bares e lanchonetes, vomitórios e sanitários masculinos e femininos.
GRAMADO – o campo do Centro de Treinamento do Coroado será construído em camadas, sendo uma de brita e um colchão drenante combinado com um sistema de reforço de gramado, com a utilização das tecnologias mais avançadas em termos de drenagem e irrigação.
O gramado deverá conter uma mistura de espécies de grama adaptáveis ao clima da região, com características que garantam estabilidade para a superfície do campo.