Obras do Prosai-Maués começam pela Lagoa da Maresia

As obras urbanísticas do Programa de Saneamento Integrado de Maués (Prosai-Maués), versão para o interior do Prosamim, terão início na Lagoa da Maresia, na região central da sede do município. A primeira etapa da obra está inserida no contexto da contrapartida do Governo do Estado, da ordem de R$ 9 milhões, e será executado pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra).
O Prosai vai trabalhar três das cinco maiores lagoas do município que enfrentam problemas de poluição ambiental, o que vai beneficiar diretamente 390 famílias que residem nas proximidades. A Lagoa da Maresia será a primeira das três lagoas do município previstas para receber intervenção do Prosai.
De acordo com o projeto, serão realizadas obras de urbanização e revitalização ambiental com a dragagem para perenização dos igarapés que alimentam a lagoa, obras de micro e macro drenagem, redes de esgoto, perfuração de poços artesianos, além da instalação de pontos de distribuição de água para a comunidade.
A recuperação paisagística do entorno das lagoas também faz parte do projeto, com a implantação de parques, jardins e equipamentos urbanos. Além disso, o projeto irá beneficiar comunidades indígenas, entre elas as de Monte Salém, Sagrada Família, Santa Izabel, Boas Novas e Monte Horeb.
“Nós já encaminhamos a solicitação da Licença Ambiental ao Ipaam (Instituto de Proteção Ambiental do Estado do Amazonas) para o projeto como um todo e estamos adiantando toda a documentação exigida para que não haja nenhum empecilho quando da aprovação final pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento)”, revelou a secretária de Estado de Infraestrutura, Waldívia Alencar.
O restante do projeto está passando pela fase final de apreciação pelos técnicos do BID, que já visitaram o município de Maués em companhia de técnicos da Seinfra para conhecer de perto as condições de vida das famílias que vivem no entorno das áreas que serão beneficiadas. O processo com um todo deverá estar encerrado em abril.
Prosai planeja novas obras no interior – Com recursos do BID e do Governo do Estado, o Prosai vai incluir, ao longo deste ano, Coari, Itacoatiara, Parintins e Tefé em seu cronograma de obras. Os municípios já possuem estudos técnicos e o projeto executivo exigido para o investimento em fase final de conclusão.
Segundo a secretária Waldívia Alencar, Tabatinga, Humaitá, Iranduba, Lábrea e Manacapuru serão inseridos no programa com o início de estudos técnicos e elaboração do projeto executivo em 2012.