Obras do Terminal Hidroviário de Iranduba avançam
A parte civil, também chamada de retroporto, onde está situado o prédio administrativo e de recepção de passageiros, dentre outros, tem 97% de suas obras concluídas. Já a parte naval, a balsa onde ocorre a atracação dos barcos, está com 93% dos trabalhos concluídos, segundo informou nesta segunda-feira (28/01) a Secretária de Estado de Infraestrutura, Waldívia Alencar. As pontes de acesso ao porto flutuante também já estão prontas.
O Terminal Hidroviário de Iranduba tem sua entrada em operação condicionada a pequenos ajustes no projeto relativo ao acesso, de acordo com sugestões feitas ao Denit, que está apreciando o material remetido a Brasília. Tão ocorra essa definição a entrega e entrada em operação deste porto começará a ser definida.
O porto de Iranduba é fruto de um convênio firmado entre o Governo do Amazonas e o Governo Federal, via DENIT. O contrato firmado com o Consórcio Sanches & Tripoloni no valor de R$ 18.705.925,37, prevê a execução de serviços de engenharia necessários para a construção de uma instalação portuária pública de pequeno porte no município de Iranduba, com a construção de um terminal de passageiros e guarita; cais flutuante, ponte de acesso e câmara frigorífica, serviços de contenção, aterro, muros e cercas, drenagem, terraplenagem e pavimentação.
Tanto a parte civil quanto a naval estão passando por serviços de acabamento e da realização de obras complementares ligadas, inclusive ao acesso cujo projeto passa por pequenos ajustes sugeridos pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra) para se adequar às peculiaridades locais.