Obras do Terminal Hidroviário de Iranduba avançam

As obras de construção do Terminal Hidroviário do município de Iranduba, situado 27 km de Manaus em linha reta, estão com percentual bem adiantado tanto na parte civil quanto na parte naval.
A parte civil, também chamada de retroporto, onde está situado o prédio administrativo e de recepção de passageiros, dentre outros, tem 97% de suas obras concluídas. Já a parte naval, a balsa onde ocorre a atracação dos barcos, está com 93% dos trabalhos concluídos, segundo informou nesta segunda-feira (28/01) a Secretária de Estado de Infraestrutura, Waldívia Alencar. As pontes de acesso ao porto flutuante também já estão prontas.
O Terminal Hidroviário de Iranduba tem sua entrada em operação condicionada a pequenos ajustes no projeto relativo ao acesso, de acordo com sugestões feitas ao Denit, que está apreciando o material remetido a Brasília. Tão ocorra essa definição a entrega e entrada em operação deste porto começará a ser definida.
O porto de Iranduba é fruto de um convênio firmado entre o Governo do Amazonas e o Governo Federal, via DENIT. O contrato firmado com o Consórcio Sanches & Tripoloni no valor de R$ 18.705.925,37, prevê a execução de serviços de engenharia necessários para a construção de uma instalação portuária pública de pequeno porte no município de Iranduba, com a construção de um terminal de passageiros e guarita; cais flutuante, ponte de acesso e câmara frigorífica, serviços de contenção, aterro, muros e cercas, drenagem, terraplenagem e pavimentação.
Tanto a parte civil quanto a naval estão passando por serviços de acabamento e da realização de obras complementares ligadas, inclusive ao acesso cujo projeto passa por pequenos ajustes sugeridos pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra) para se adequar às peculiaridades locais.