Plano Aeroviário do Governo Estadual viabiliza homologação de novos aeródromos no Amazonas

Com a possibilidade de homologação de mais 13 dos 54 aeródromos existentes atualmente no interior do estado, o Governo do Amazonas objetiva definir e orientar o desenvolvimento da infraestrutura aeroportuária da região, capacitando-a de modo a torná-la apta para atender as atuais e futuras necessidades do transporte aéreo na Amazônia. Para isso, o Governador Omar Aziz determinou a implementação do Plano Aeroviário do Estado do Amazonas, elaborado pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra) como ação propulsora do desenvolvimento socioeconômico regional.
“A meta redefinir o Sistema Estadual de Aeroportos, apresentando propostas de desenvolvimento e quantificando os investimentos necessários para cada aeródromo contemplados pelo planejamento”, observou a Secretária de Estado de Infraestrutura, Waldívia Alencar.
O Amazonas possui um total de 54 aeródromos, sendo que a maioria deles está sob a administração das prefeituras municipais. Desse universo, 24 atualmente, estão homologados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), outros 13 não são credenciados, 16 são militares e apenas um está inativo.
De acordo com o Gerente de Obras do Interior na Seinfra, engenheiro Mário Jorge Dutra, o Estado deve executar um estudo com o intuito de homologar os aeroportos não homologados junto à Anac.
Com a mudança de competência do Governo Federal para o Governo do Estado por meio da aprovação do Plano Aeronáutico do Amazonas, ressaltando que a Anac já deu parecer favorável ao mesmo, o levantamento das necessidades de cada aeroporto será realizado em um tempo menor.
“O que nós vamos fazer, na realidade é fazer visitas técnicas a cada aeroporto ainda não homologado para fazer o levantamento das suas necessidades de infraestrutura, elaborar um diagnóstico a ser apresentado à Anac com o conjunto de medidas que deverão ser tomadas para a regularização das deficiências e aguardar o posicionamento do órgão”, relatou o engenheiro Mario Jorge Dutra, ao explicar o processo necessário para a homologação.
O Governo do Amazonas também pretende construir mais dois novos aeroportos, um em Jutaí (a 749 quilômetros de Manaus) e outro em Maraã (a 632 quilômetros da capital). Os projetos de construção, ampliação e reforma de todos os aeródromos serão terceirizados em razão de os projetos exigirem maior nível de complexidade.
De acordo com a Seinfra, até o final do ano estão programadas a adequação das pistas de pouso e decolagem dos municípios de Jutaí, no Alto Solimões, Maraã, no Japurá, além de Maués e Parintins.
ASCOM/SEINFRA