Produção de ovos e de macaxeira é impulsionada com a pavimentação de ramais em Manacapuru

Emreendimentos e projetos nesse ramos agrícola registram crescimento com a melhoria da infraestrutura viária no Ramal do Paru

A pavimentação das estradas e ramais, realizada pelo Governo do Amazonas, está colaborando com o desenvolvimento socioeconômico das famílias amazonenses. O resultado desse investimento é expressivo nos empreendimentos localizados no ramal do Paru, no km 62 da Rodovia AM-070, que interliga Manaus ao município de Manacapuru, onde projetos voltados para a produção de ovos e de macaxeira foram impulsionados com a melhoria da infraestrutura viária da localidade.

Em dezembro de 2023, o governador Wilson Lima fez a entrega dos ramais Nova Esperança, Anjo Gabriel e Paru, na zona rural de Manacapuru (a 68 quilômetros da capital).

As vias beneficiam, aproximadamente, 500 famílias que vivem da agricultura familiar e da produção de ovos de comunidades como Anjo Gabriel, Bom Jardim, São Raimundo, Rei David, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Nossa Senhora do Livramento, Fonte de Vida – Paru, entre outras.

A granja São José é uma das empresas do ramal do Paru, que atua no segmento de produção de ovos para o mercado consumidor de Manacapuru e Manaus. Com a pavimentação, os investimentos avançaram nos negócios de José Rodrigues, proprietário da granja. Com 19 anos de existência no ramo, o empreendimento registra expansão na produção e no fornecimento de ovos aos supermercados e feiras.

Outra conquista nos negócios é a geração de emprego e renda na comunidade local com a contratação de mais funcionários. Atualmente, a granja conta com 70 pessoas empregadas que atuam em diversos setores do negócio.  “Sofríamos muito com despesas de caminhões quebrados, em vez de investir na propriedade e na geração de emprego. Essa estrada foi um sonho realizado”, disse José Rodrigues.

Entre os seus projetos para este ano, está a ampliação de estruturas da granja, com a construção de mais galpões para a produção e o fornecimento para atender à demanda dos mercados consumidores. “Graças a Deus conseguimos ampliar e, com certeza, vamos ampliar ainda mais, e isso tudo depois que foi feita a estrada”, comentou José.

Pioneirismo – As melhorias no ramal também proporcionaram a abertura de novos negócios na localidade. Após 15 anos de atuação no cultivo de fruticulturas, a fazenda Novo Horizonte transacionou seu plantio para a produção de macaxeira.

Com cinco hectares de plantação do produto atualmente, a fazenda implantou, há um mês, o projeto de processamento da macaxeira do tipo manteiguinha, que chega de forma descascada e em massa já embalada aos restaurantes e supermercados de Manaus.

Todo o trabalho é feito na própria fazenda, que realiza desde o plantio ao processamento do produto para escoamento ao mercado consumidor. Cerca de duas toneladas são enviadas, por semana, aos estabelecimentos comerciais.

“Essa estrada foi muito importante para nós. E não somente para escoar nossa produção, mas para recebermos insumos. Essa demanda da macaxeira foi uma surpresa e a estrada veio para contribuir com esse nosso crescimento”, comentou o técnico agrícola, Francis Bastos.

Com os resultados promissores do negócio, a meta é expandir o empreendimento com o processo de macaxeira pré-cozida para atender o aumento da demanda e fomentar emprego e renda na comunidade. “Estamos ampliando não só nossa produção, mas também o nosso plantio para atender essa demanda que cresce a cada dia, e dessa forma também gerar mais emprego”, disse Francis.

O secretário da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), Carlos Henrique Lima, destacou a importância das obras no estado para o desenvolvimento social e econômico das famílias amazonenses.

“Estamos trabalhando e seguindo uma determinação do governador Wilson Lima de levar desenvolvimento para a região. Então, a construção de ramais e estradas proporciona melhora significativa na qualidade de vida da população, e isso se estende não apenas na infraestrutura, mas em diferentes áreas, como na saúde, na educação e na segurança. Sem contar que os agricultores conseguem escoar seus produtos com mais facilidade”, destacou.

FOTOS: Antônio Lima / Secom