Ramal da Cabeceira do Purupuru, no Careiro Castanho, recebe serviços de pavimentação

Ramal contará com dez galerias para evitar interdição no período de cheia dos rios

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), deu início à pavimentação do ramal da Cabeceira do Purupuru, localizado na zona rural do município do Careiro Castanho (distante 88 quilômetros de Manaus). 

Com investimento no valor de R$ 18 milhões, essa é mais uma importante obra de mobilidade e infraestrutura viária construída pelo governo no interior, e que já alcançou 60% de execução.

Situado no KM 22 da BR-319, o ramal possui 8,71 quilômetros de extensão e está com três frentes de trabalho distintas. Ao todo já foram executados 2,5 quilômetros com a primeira capa asfáltica; foram concluídos 4,5 quilômetros de sub-base; e outros oito quilômetros de base encontram-se prontos para receber a imprimação e a primeira camada de asfalto.

Galerias – Galerias – Outro dado importante é que das dez obras de arte previstas neste contrato, ou seja, das dez galerias existentes ao longo do ramal, 6 já estão concluídas e outras 4 estão com as obras em andamento. Essas galerias estão sendo construídas em pontos estratégicos do ramal para evitar que a pista seja coberta pelas águas no período da cheia e tenha o tráfego interditado.

Além disso, estão sendo executados os serviços de elevação do greide, ou seja, da altura da pista, em áreas específicas, para garantir a trafegabilidade em todas as estações do ano.

De acordo com o secretário de estado de Infraestrutura, Carlos Henrique Lima, a obra levará muitos benefícios aos moradores do ramal. “Estamos trabalhando para que essas obras beneficiem os produtores e suas famílias possam crescer economicamente, gerando desenvolvimento a toda a comunidade.”, destacou.

Situado na região do Rio Negro-Solimões, o município do Careiro Castanho, que integra a região Metropolitana de Manaus, conta com uma população de 30.792 habitantes, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), referentes ao Censo de 2022. 

FOTOS: Divulgação/Seinfra

Informações para a imprensa: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra): Greiciane Fernandes (98110-8996).