Recuperação do sistema viário de Barreirinha segue dentro do prazo

A Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra) informou nesta segunda-feira, 25 de março, por intermédio de sua assessoria, que as obras de pavimentação do sistema viário da sede do município de Barreirinha (distante 331 km de Manaus em linha reta), já alcançaram 33% de seu cronograma físico e estão dentro do prazo estabelecido pelo contrato.
A ordem de Serviço foi emitida no dia 28 de setembro de 2012 e o prazo contratual para o encerramento da obra se encerra no dia 24 de agosto deste ano.
De acordo com a assessoria da Seinfra, logo após a emissão da ordem de serviço, houve a instalação do canteiro de obras, a mobilização de homens e máquinas e uma intensa atividade por parte da contratada no sentido de promover a recuperação do máximo de vias possível antes do fim de 2012, ou seja, antes da chegada do período de chuvas, que  o que impede a realização de obras desta natureza.
A Secretária de Estado de Infraestrutura, Engenheira Waldívia Alencar, foi categórica em afirmar que realizar serviços de terraplanagem em época de chuva é perder material e hora trabalhada porque as águas pluviais comprometem todo o trabalho feito. Agora mesmo a empresa está promovendo a recuperação de vários trechos que já estavam com terraplanagem pronta, ou mesmo o asfalto, que afetados pelas chuvas e ficaram comprometidos.
Exatamente em razão das chuvas e da cheia dos rios, houve uma desmobilização natural de homens e máquinas no canteiro de obras e a retomada dos trabalhos na segunda quinzena do mês de fevereiro.
A empresa vencedora do processo licitatório e contratada para realizar a obra de pavimentação da sede do município de Barreirinha, a Embrac – Construções e Comércio Ltda, tem atuando no município 24 operários, dos quais um é o Engenheiro Residente, um Encarregado, um Mestre de Obras, um apropriador, quatro pedreiros, um armador, um carpinteiro, doze serventes e mais dois vigias.
Além do material humano empregado na obra, a Embrac também trabalha no momento com três betoneiras, dois caminhões basculantes e uma retroescavadeira. Esse volume de homens e máquinas é considerado normal para este período de chuvas, que impede uma ação mais efetiva. O setor de fiscalização da Secretaria de Estado de Infraestrutura informou em seu último relatório que o ritmo da obra está dentro do que permitem as condições climáticas.
Orçado em R$ 10,2 milhões o contrato também prevê, além do asfaltamento do sistema viário da sede do município de Barreirinha, a colocação de meio-fio, sarjeta e caixas coletoras de esgoto.