São Lázaro – Igarapé da rua Magalhães Barata receberá intervenção do Prosamim

O governador Omar Aziz determinou a realização de um estudo de viabilidade técnica para intervenção no igarapé da rua Magalhães Barata, situado no bairro de São Lázaro, zona Sul de Manaus. A determinação foi dada logo após visita ao local onde deverá ser construída a futura sede da Escola de Samba Reino Unido da Liberdade, nas proximidades da Ponte "Professor Gilberto Mestrinho".

Uma equipe de técnicos da Secretaria de Estado de Infraestrutura – Seinfra visitou o local na tarde da última terça-feira, 7 de fevereiro, quando conversou com os moradores e realizou os primeiros levantamentos para a elaboração de um projeto básico e de uma planilha de custos a ser apresentada ao governador Omar Aziz.

O Secretário Executivo da Seinfra, engenheiro Roberto Honda, determinou ao Coordenador da UGP, Eng.º Heliobalbi Martins, a elaboração de um diagnóstico da situação. De acordo com o coordenador, uma ação emergencial já está agendada, com a retirada de lixo e desassoreamento do igarapé para liberar a passagem da água que fica represada por conta do lixo amontoado.

Posteriormente, depois que os estudos de viabilidade técnica estiverem concluídos e for realizado processo licitatório, acontecerá a intervenção definitiva, com a retirada de parte dos imóveis e palafitas construídas sobre o igarapé e a definição do seu leito, com a construção de contenção de orla em rip-rap e galeria – de acordo com cada situação.