Secretaria de Estado de Infraestrura integra Comitê de Combate a Dengue

Atendendo a determinação do governador Omar Aziz, de criar frentes de combate ao mosquito da dengue em Manaus e no interior do estado, foi institutido nesta segunda-feira, dia 14 de fevereiro, através de portarias conjuntas da Secretaria de Estado da Saúde – SUSAM e da Secretaria Municipal de Saúde – SEMSA, o Comitê de Crise para Prevenção e Controle da Doença, reunindo secretarias e órgãos afins das esferas estadual e municipal.

Preocupada com a crescente proliferação do mosquito transmissor da doença, o aedes egipty, a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas – SUSAM – deu início a um ciclo de encontros para discutir as ações do chamado “Comitê de Crise”, plano criado como resultado da ação conjunta do Governo do Estado do Amazonas e da Prefeitura do Municipal de Manaus. Na última segunda-feira pela manhã, durante encontro realizado no auditório da SUSAM, foram discutidos os principais pontos e estratégias de combate ao mosquito e a forma de atuação deste comitê no Estado.
           Com os últimos resultados da dengue no Amazonas, o Secretário de Saúde do Estado, Wilson Alecrim, demonstrou sua preocupação com a situação. Segundo o secretário, o número de casos confirmados na capital e no interior – divulgados no decorrer do encontro, impressiona e remete para uma ação coordenada entre os governos estadual e municipal, com foco na assistência médica à população e na redução da população de mosquitos em todas as suas fases.  A maior preocupação, no entanto, é no combate aos criadouros do mosquito para que o aedes egipty não prolifere. Para isso, a Secretaria de Saúde aposta que a melhor arma à disposição do comitê no momento é a divulgação de informações que visam conscientizar a população quanto à sua responsabilidade nesta luta contra a dengue. Segundo Alecrim, sem a efetiva participação da sociedade, a luta contra esta doença não surtirá os efeitos desejados. De acordo com o secretário de Saúde, a chegada do sorotipo 4 ao Estado – antes restrito à Venezuela e ao Estado de Roraima, foi uma surpresa bastante desagradável, que contribuiu para a elevação do índice de óbitos ocasionados pela dengue no Amazonas.
           A Secretaria de Estado de Infraestrutura – SEINF – também esteve presente neste encontro, representada pela servidora Marliete do Amaral, do Gabinete do Secretário Executivo; e Maick Farias, da Comunicação. O secretário de Saúde, Wilson Alecrim, enalteceu a postura da Secretária de Estado de Infraestrutura, Waldívia Alencar, que recentemente determinou a criação de uma comissão, dentro da estrutura da SEINF, para coordenar o combate ao aedes egipty nos canteiros de obra, local onde a existência de criadouros do mosquito é muito grande. Alecrim ressaltou que atitudes como esta são bem-vindas e são fundamentais para o sucesso do comitê de crise contra o mosquito.