Secretaria de Estado de Infraestrutura adere à campanha contra a dengue

A Secretaria de Estado de Infraestrutura – SEINF aderiu à campanha de combate ao mosquito da dengue, reforçada na última quinta-feira, dia 13, pelo secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, que representou o ministro Alexandre Padilha na reunião intersetorial realizada na sede do Governo do Estado, com a presença do secretário de Saúde, Wilsom Alecrim, que representou o governador Omar Aziz; e do secretário municipal de Saúde Francisco Deodato.
Por conta da possibilidade de um avanço maior da dengue no Estado do Amazonas, particulamente na capital, Manaus, a Secretária de Estado de Infraestrutura, Waldívia Alencar, que também esteve presente na reunião, resolveu encampar esta luta, determinando imediatamente que tanto a SEINF quanto os demais órgãos integrantes de sua estrutura, como SUHAB, COSAMA, ARSAM e SNPH tomem todas as medidas necessárias para que se reduza ao máximo a proliferação do mosquito transmissor da doença, no caso o aedes egpty.
Já nesta sexta-feira, dia 14, ao fim do expediente, o biólogo Vanderson de Souza Sampaio estará ministrando palestra para explicar as formas de contágio da doença, os sorotipos existentes e as medidas necessárias para evitar o contágio, dentre outras informações. Além da realização desta palestra, que será apresentada também aos funcionários da SUHAB, COSAMA, ARSAM e SNPH, está sendo elaborado um fôlder com informações suplementares que será distribuído aos servidores.
Waldívia Alencar informou ainda que a campanha será levada aos canteiros de obras de responsabilidade da SEINF ou por ela fiscalizadas – em uma segunda etapa, de modo a envolver todos os segmentos da área de infraestrutura do Estado, na capital e no interior, nesta campanha que tem como objetivo principal evitar o alastramento desta doença, que pode causar sérios problemas de saúde e levar até mesmo ao óbito.
Ela conclamou todos os servidores da SEINF a se engajarem nesta luta e destacou que medidas simples como não deixar vasilhas, baldes, camburões, pneus com água parada podem evitar a disseminação do mosquito transmissor da dengue. “A participação de todos nós é de suma importância no sucesso desta campanha, cujos vencedores seremos nós mesmos. O prêmio maior será a saúde de cada um de nós”, enfatizou.