Secretaria de Estado de Infraestrutura realiza viagem de inspeção a Coari

Uma comitiva de técnicos da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), comandada pela Secretária Waldívia Alencar, realizou no último sábado, dia 18, visita de inspeção às obras em andamento no município de Coari.

Participaram da comitiva, além da secretária Waldívia Alencar e do Coronel Gonzaga Filho, da SNPH; os engenheiros Fábio Franzosi, Ivete Coelho Dibo, Francisco de Assis Barbosa, Túlio Ozinski; e ainda o Secretário de Obras de Coari, Cleomir Costa.

Recepcionada pelo prefeito Arnaldo Mitouso, a comitiva seguiu do aeroporto “Danilson Cirino Aires da Silva” direto para as obras, visitando primeiramente o porto do município, onde se iniciou um levantamento preliminar dos danos causados à estrutura flutuante por conta da ruptura dos cabos de sustentação das poitas de ancoragem, em razão do sobrepeso verificado com a atracação de outra balsa ao porto original.

O relatório da visita – que deverá ficar pronto até a próxima sexta-feira, 24, vai apontar as causas da ruptura, a dimensão dos danos ocasionados e também sugerir que medidas e ações deverão ser tomadas para recuperar o porto de modo a garantir o seu funcionamento, para que ele volte a atender as demandas locais de embarque e desembarque de passageiros e de cargas. Inicialmente se constatou que os danos foram bem menores do que anteriormente se presumia – o que facilitará o trabalho de recuperação da estrutura.

Além do porto, a Secretária Waldívia Alencar também visitou – juntamente com o prefeito Mitouso, as ruas do entorno da área portuária, que estão sobrecarregadas em função do fluxo de veículos pesados no local. Para solucionar esse problema, a Prefeitura de Coari está construindo um acesso de 3,5 km, denominado provisoriamente de Estrada do Pêra, que além de fazer a ligação entre os bairros da Liberdade e do Nova vitória, permite acesso ao local onde será construído o novo terminal de cargas do município.

Esse novo terminal permitirá transferir do centro da cidade as operações de carga e descarga, deixando ali somente o embarque e desembarque de passageiros, desafogando o trafego no local e aumentando a vida útil do sistema viário do centro histórico de Coari, segundo informou a secretária de Infraestrutura.

“Nós recebemos a informação do prefeito Arnaldo Mitouso de que o até março uma equipe do Denit estará visitando Coari para fazer o reconhecimento do local e que uma equipe de projetistas já está trabalhando no projeto”, informou a Secretária Waldívia Alencar, logo após conhecer o local onde será construído o novo porto.

Antes de encerrar a visita a Coari a comitiva de técnicos da Seinfra também esteve no local onde será construída a Ponte do Pêra, que ligará os bairros do Pêra I, II, III e IV ao centro da cidade.O prefeito Arnaldo Mitouso destacou que a visita da Secretária de Estado de Infraestrutura, Waldívia Alencar, é uma demonstração bem clara do apoio do Governador do Estado, Omar Aziz, aos projetos e aspirações das populações interioranas e de que ele está atento aos problemas que afligem o interior, trabalhando para encontrar as soluções para cada caso.

Ao retornar a Manaus, a Secretária Waldívia Alencar determinou à sua equipe dedicação total na elaboração do relatório sobre o porto de Coari para determinar quais ações serão necessárias para promover a sua recuperação imediata.