SEINF em dia de saúde tem palestra sobre Hipertensão e Diabete

A Secretaria de Estado de Infraestrutura – SEINF, em continuidade ao ciclo de palestras idealizado pela secretária Waldívia Alencar, promoveu, na manhã da última sexta-feira, dia 1º de Março, uma exposição sobre os cuidados necessários para o acompanhamento correto da aferição da pressão arterial e glicemia capilar.  O convidado desta semana foi o enfermeiro Nelimar Lima, da Semsa-Disa Leste, que veio acompanhado por uma equipe de enfermeiros que o ajudaram na apresentação da palestra e na realização dos exames oferecidos, como aferição de pressão e de glicemia. Com isso, além das informações, os servidores da secretaria puderam realizar estes exames e receberam aconselhamento sobre como proceder nos casos específicos. 
O projeto idealizado pela Secretária Waldívia Alencar alcançou mais uma o seus objetivos, ou seja, o de levar conscientização sobre os cuidados necessários para a prevenção dos males causados pela Hipertensão e pela Diabete. Paralelo ao atendimento, o enfermeiro Nelimar Lima, responsável pela palestra, discorreu sobre os hábitos indispensáveis para prevenir e evitar problemas cardíacos e vasculares. No caso dos hipertensos, o enfermeiro revelou que o uso excessivo de sal e o relaxamento com a forma física, como as principais causas de problemas cardíacos. Ele também alertou aos jovens que tenham esses cuidados desde cedo, pois o aparecimento de ambas as doenças, é o resultado da extravagância durante a juventude. 
Ainda em relação à hipertensão, Nelimar Lima recomendou que todas as pessoas que sofrem deste mal procurem se consultar com um cardiologista a cada dois ou três meses. No caso da diabetes, o consumo do açúcar deve ser controlado, tendo em vista que o aparecimento da doença se deve ao acúmulo de açúcar no sangue. Emagrecimento repentino, excesso de fome, cansaço físico e mental e constante necessidade de urinar são os principais sinais de alerta que devem ser observados. Nelimar enfatizou a inter-relação entre as doenças, dizendo que quem é hipertenso nem sempre será diabético, porém quem é diabético poderá, em algum momento, desenvolver a hipertensão. 
Após a palestra sobre hipertensão e diabetes, houve outra alertando sobre a prevenção necessária às doenças sexualmente transmissíveis. Existem muitas enfermidades que podem ser transmitidas durante o ato sexual, daí a necessidade de haja prudência. De acordo com os técnicos da SEMSA/DISA Leste, o panorama é preocupante – principalmente entre os jovens, sendo necessário, portanto que as informações para a prevenção e para o diagnóstico das doenças sexualmente transmissíveis sejam disponibilizadas para um universo cada vez maior. 
As principais DSTs, além da AIDS são a gonorréia, a candidiase e a sífilis. Os palestrantes ressaltaram que quanto mais cedo é feito o diagnóstico da enfermidade, melhor será a reabilitação ou a recuperação do paciente, bem como o controle da doença, evitando a sua propagação.